Polícia Militar alerta para cuidados com furtos, assédio e trânsito no Carnaval

16 de fevereiro de 2026 às 20h55m

Tenente Kamylla Rosa, da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, destaca medidas de prevenção a furtos, assédio e acidentes para quem vai viajar ou aproveitar a folia/Diego Gauron

Kamylla Rosa, oficial de comunicação da 8ª CIPM. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Resumo: – É importante avisar um vizinho de confiança para vigiar a casa durante a ausência dos moradores;

  • Tenente também recomenda o uso de câmeras de segurança, que se tornaram mais acessíveis e eficientes nos últimos anos;
  • Atenção com furtos e consumo de bebidas.

Com a chegada do feriado de Carnaval, a Polícia Militar reforça as orientações de segurança para quem vai cair na folia ou aproveitar o período de descanso viajando. A tenente Kamylla Rosa, da 8ª Companhia Independente da PM, alerta que o momento festivo também exige responsabilidade e atenção redobrada, tanto em casa, quanto nas ruas e estradas.

“O Carnaval é um período festivo de muita relevância, então em âmbito nacional aumentam os deslocamentos, o consumo de bebida alcoólica e as viagens. Quando o pessoal viaja é importante que mantenham as residências trancadas, muito bem fechadas”, orienta a tenente.

Ela destaca que, se possível, é importante avisar um vizinho de confiança para ficar de olho na casa durante a ausência dos moradores. “O pessoal mal-intencionado acaba ficando de olho, vê quem está fora de casa e aproveita dessa oportunidade para cometer ilícitos criminais.”

Cuidados com a residência e apoio dos comerciantes

A tenente também recomenda o uso de câmeras de segurança, que se tornaram mais acessíveis e eficientes nos últimos anos. “Hoje em dia o mercado de câmeras tem se aprimorado muito, evoluído muito e tem diversas opções que se encaixam dentro do orçamento de cada um.”

Kamylla lembra que a PM mantém grupos de policiamento de proximidade com comerciantes locais, que funcionam como uma rede de apoio mútuo. “Os comerciantes já foram orientados: ao perceber alguma atitude suspeita ou ver pelas imagens algo que possa nos auxiliar durante o policiamento, podem entrar em contato com o grupo e acionar o 190. Prestaremos o apoio necessário”, explicou.

Comerciantes que ainda não participam podem solicitar a inclusão por meio de outro integrante do grupo. “Nós marcamos uma visita para que essa inclusão seja realizada”, acrescentou.

Atenção com furtos e consumo de bebidas

Durante as festas, a PM reforça que o consumo responsável de bebidas alcoólicas é fundamental para evitar riscos e vulnerabilidades. “A gente entende que é um momento que o pessoal está esperando se divertir, mas ainda assim existe um ponto de responsabilidade que precisa ser levado em consideração”, afirma Kamylla.

Ela alerta para o risco de bebidas adulteradas e para a importância de não aceitar nada de desconhecidos. “A gente já viu inúmeros casos de bebidas batizadas, então tomem muito cuidado com aquilo que estão consumindo. Não aceitem nada de estranhos e tenham consumo responsável.”
Outro ponto de atenção são os furtos de celulares em locais com grande concentração de pessoas.
“O pessoal costuma deixar o celular no bolso de trás da calça e, no meio da movimentação, acaba não percebendo quando ele é subtraído. Hoje existem mecanismos como cordinhas que deixam o telefone pendurado e visível, o que ajuda a evitar o furto.”

“Não é não”: combate ao assédio nos eventos

A tenente Kamylla reforça que o respeito deve ser prioridade durante as festas. “Não continua sendo não. Não é uma brecha para um sim. ‘Não’ é ‘não’”, enfatizou.

Ela informou que a Polícia Militar estará presente em peso nos eventos da região. “Teremos eventos aqui em Irati, em Teixeira Soares, Rebouças e Inácio Martins. Estaremos lá para proteger a população e, em qualquer situação, é só ligar 190. Nós deslocamos imediatamente para atender.”

Viagem segura e operação Lei Seca

Para quem vai pegar a estrada, a PM reforça os cuidados com o trânsito e a importância de planejar o retorno para casa com segurança. “A responsabilidade não tira folga. Planeje a sua volta. Se for fazer consumo de bebida alcoólica, não dirija. Use aplicativos de transporte, tenha o motorista da vez ou utilize o transporte público”, orienta.

Durante o feriado, a Polícia Militar vai intensificar o policiamento e as ações da Operação Lei Seca para evitar acidentes e preservar vidas. “Estaremos intensificando o policiamento, tanto nos dias de eventos quanto nos outros dias, principalmente com a aplicação da Operação Lei Seca, justamente para prevenir que motoristas sob influência de álcool causem risco no trânsito.”

Em caso de emergência ou suspeita de crime, a orientação é acionar imediatamente o telefone 190 ou procurar o posto policial mais próximo.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.