Polícia investiga golpes a familiares de pacientes internados pelo SUS

Quatro ocorrências foram registradas em hospital de Guarapuava. Famílias receberam ligações pedindo dinheiro para pagar…

05 de agosto de 2014 às 12h12m

Quatro ocorrências foram registradas em hospital de Guarapuava. Famílias receberam ligações pedindo dinheiro para pagar os tratamentos.


Do G1 PR, com informações da RPC TV Guarapuava

Um golpe tem deixado os hospitais e a polícia em alerta em Guarapuava. Em apenas um dia, quatro famílias receberam ligações pedindo dinheiro para tratamentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor administrativo do Hospital São Vicente de Paulo, Wladimir Giordani, foi quem registrou o boletim de ocorrências denunciando os golpes aplicados contra parentes de pessoas internadas no hospital.

Segundo o diretor administrativo, os criminosos ligam ou mandam mensagens pedindo dinheiro para pagar parte do tratamento que deveria ser gratuito. Os golpistas têm até dados pessoais dos pacientes, números de telefones dos parentes e também sabem quais médicos são responsáveis pela internação. Das quatro tentativas de golpes, três ocorreram em apenas meia hora.

“Ficamos sabendo de um caso. De repente já veio mais um e mais um, então, acabamos descobrindo que eram vários casos de tentativas de extorquir dinheiro de familiares ou de pacientes internados”, disse o diretor administrativo.

Conforme a Polícia Civil, as ligações são de um número de Rondonópolis (MT). Agora, a polícia investiga como os golpistas tiveram acesso a informações pessoais dos pacientes e familiares. “Isso é algo que nós iremos investigar para ver como essa pessoa está tendo acesso a essas informações. Se é alguém dentro do hospital, ou não. Queremos saber como essa pessoa teve acesso a informações dos pacientes e o que precisa ser feito no tratamento”, disse o delegado da Polícia Civil, Alexandre Rorato Maciel.

Como a situação envolve alguém doente na família, alguns familiares acabam depositando o dinheiro, caindo no golpe. “Antes de qualquer coisa, é preciso ligar no hospital e se certificar se há a exigência de pagamento, ou não. Nessas situações, como são golpes, a pessoa vai identificar facilmente a fraude”, alertou o delegado.

Além disso, o diretor administrativo do hospital garantiu que, quando o tratamento é feito pelo SUS, não é necessário efetuar nenhum tipo pagamento, nem para o hospital, nem para pagar honorários médicos.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.