Prisões aconteceram na manhã de hoje, 09, no Jardim Virgínia, em Irati, na BR 277, em Fernandes Pinheiro, e no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, durante a Operação Playback

A Polícia Civil prendeu na manhã de hoje, 09, três suspeitos do assassinato do jovem Vagner Mauro Jancoski, conhecido por “Play”, de 22 anos, no bairro Lagoa, em Irati, na madrugada do dia 27 de novembro de 2022. As prisões aconteceram no Jardim Virgínia, em Irati, no quilômetro 232 da BR-277, em Fernandes Pinheiro, e no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa.
Os detidos também são investigados por uma tentativa de homicídio ocorrida em um lava-car cerca de uma semana depois, o que, segundo o delegado Diego Luiz Ribeiro Troncha, seria uma vingança por conta da morte de “Play”. O delegado informou ainda que as investigações têm como objetivo principal desarticular uma disputa pelo tráfico de drogas na região. “As investigações buscaram desarticular uma disputa pelo tráfico de drogas na região e também apontaram que a tentativa homicídio seria uma vingança pelo primeiro [homicídio] e teria sido ordenada por traficantes. A partir dessas prisões, daremos continuidade às investigações para desvendar todos os participantes destes crimes que chocaram o município”, frisou.
Segundo o relato da Polícia Civil, as investigações apontaram que os suspeitos foram até a casa de “Play” na madrugada do dia 27 de novembro e atiraram diversas vezes através de uma janela, utilizando pistolas calibre 380, 45 e 12. O jovem estava em um dos quartos da residência junto com a esposa e dois filhos pequenos, que quase foram atingidos pelos tiros. “Play” chegou a entrar no pátio da residência de um vizinho, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O delegado destacou que “o crime chocou os moradores locais, uma vez que os criminosos usaram de extrema violência para cometer o crime, atirando com armas de grosso calibre, num ambiente em que se encontravam duas crianças”.
Tentativa de homicídio – Quase uma semana depois da morte de “Play”, no dia 1º de dezembro, dois homens que estariam ligados ao primeiro caso foram vítimas de uma tentativa de homicídio em um lava-car de Irati. Na oportunidade, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta, sendo que um deles atirou depois de perguntar se eles “lavavam motos”. Em seguida, os ocupantes da moto deixaram o local. Já os dois funcionários foram atingidos, mas sobreviveram.
Se forem condenados, os suspeitos podem pegar uma pena de 30 anos de prisão. A operação contou com apoio da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e das delegacias de Rebouças, Imbituva e Teixeira Soares. No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e três de prisão expedidos pela vara criminal de Irati, com parecer favorável do Ministério Público. Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a Delegacia de Irati, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Confira os vídeos da operação divulgados pela Polícia Civil: