Operação foi realizada simultaneamente nas cidades de Irati, Teixeira Soares, Campo Largo e Curitiba, com apoio do setor de inteligência da Polícia Militar
A Polícia Civil do Paraná prendeu 5 pessoas e apreendeu drogas, uma pistola automática calibre.380, munições, celulares e dinheiro durante uma operação realizada na manhã desta sexta-feira, 26, em Irati, Teixeira Soares, Curitiba e Campo Largo.
O trabalho, que é um desdobramento da Operação Parabellum, realizada desde o início do ano pela Delegacia de Teixeira Soares, contou com apoio das delegacias de Irati, Imbituva e Palmeira, da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa e do setor de inteligência da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, além de uma equipe de Campo Largo.
Em Irati, um helicóptero da Polícia Civil auxiliou no monitoramento aéreo da área durante a operação. Uma das prisões aconteceu no bairro Camacuã, em Irati, e outra em Teixeira Soares. Nas duas cidades houve apreensões de entorpecentes.
Em nota, a Polícia Civil informou que as investigações apontaram para uma ação coordenada da quadrilha, que tinha uma movimentação financeira considerável e traficava drogas em cidades da região de Irati e também nos Campos Gerais, na capital e na Região Metropolitana de Curitiba.
Em entrevista à Najuá, o delegado Wesley Vinícius Gonçalves da Silva, de Teixeira Soares, repassou mais detalhes a respeito da operação. “Foi uma operação realizada nos campos gerais, nós tivemos também o apoio do Grupamento Operacional Aéreo (GOA), que veio de Curitiba e fez o monitoramento aéreo, o acompanhamento dos policiais e o rastreamento de eventuais alvos, para conseguirmos gerar um impacto contra a criminalidade na cidade”, frisou.
De acordo com o delegado, a quantidade de materiais e drogas apreendidos ainda está sendo contabilizada. Entretanto, ele afirmou que foi apreendida uma quantidade significativa de maconha e cocaína. “Ainda estamos finalizando a operação e separando os materiais apreendidos, mas até então teve uma significativa quantidade de cocaína e maconha, cuja apreensão foi feita em Irati”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
O delegado da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, avaliou de forma positiva a integração das delegacias da região, do apoio aéreo e das polícias Civil e Militar nesta operação. Além do helicóptero, a operação contou com a participação de cerca de 30 policiais civis e militares. Ao todo, foram utilizadas 10 viaturas. Cães farejadores das corporações também auxiliaram nas investigações.
“Fizemos toda a estrutura para podermos dar este impacto. É importante esta operação, feita pelas polícias, porque esta é uma organização criminosa que abastece e fica envolvida na questão do tráfico de drogas na nossa região e não somente em uma cidade. Pode ver que a investigação presidida por Teixeira Soares envolveu outras cidades, inclusive as maiores. Obviamente, este combate ao tráfico de drogas é necessário porque sabemos que ali gravitam outros crimes importantíssimos, como homicídios, roubos, furtos e porte de armas. É importante esta natureza, este combate e esta sinergia, as forças unidas em prol da nossa comunidade”, pontuou.
Outras operações – Diversas operações vêm sendo realizadas no combate ao tráfico de drogas desde o início do ano. Nagib atribui este fato à chegada de 15 novos delegados para a região, que aconteceu em janeiro.
“Obviamente que isto potencializou demais (as operações), está visível. As operações têm fluído, a Polícia Civil tem conseguido se mexer bem mais, está com potencial além de outras atividades. Estamos recebendo viaturas novas, que estão em processo de encaminhamento e até o final do ano vamos quase renovar todas as frotas. Também tem muito investimento na questão de os presos terem saído da gestão da Polícia Civil, o que nos permitiu aumentar este potencial operacional”, comentou.
Diego Luiz Ribeiro Troncha, delegado de Irati, exaltou a união das polícias Civil e Militar no combate ao crime na região. “Esta integração é muito importante, a operação de hoje foi bastante exitosa. A equipe de Teixeira Soares conseguiu fazer um levantamento que certamente vai gerar um grande prejuízo para o tráfico de drogas. A Delegacia de Irati prestou todo o apoio logístico, acompanhamos a operação de hoje e certamente ela vai contribuir para reduzir a criminalidade e o tráfico de drogas na nossa cidade. Não permitiremos que ele cresça, então este trabalho foi feito de maneira bastante proveitosa e vai continuar sendo realizado por todo o tempo”, frisou.
Centrais Regionais de Flagrantes – A criação das Centrais Regionais de Flagrantes também permitiu uma agilidade maior no atendimento de casos de flagrante e em operações como a desta sexta-feira. Nagib detalhou como funciona este sistema. “Um delegado vai atendendo, hoje a tecnologia permitiu porque é por vídeo, enquanto faz o seu flagrante, e o delegado da comarca está livre para poder fazer as investigações com sua equipe, escrivães e investigadores com as demais forças. Tudo isto certamente deu causa e motivo para as inúmeras operações que a nossa população tem visto. Inclusive aqui nos Campos Gerais, temos feito operações quase toda semana na nossa região”, comentou.
Confira abaixo mais fotos da operação de hoje: