Polícia Civil identifica proprietário de veículo utilizado em explosão de agência bancária em Imbituva

Segundo o delegado Thiago Andrade, veículo encontrado em Porto Amazonas havia sido deixado em uma…

11 de março de 2023 às 17h58m

Segundo o delegado Thiago Andrade, veículo encontrado em Porto Amazonas havia sido deixado em uma oficina. Proprietário disse que não sabe como o carro foi parar nas mãos dos bandidos/Paulo Henrique Sava

Agência do Itaú passa por reforma depois da explosão da última quarta-feira, 08. Foto: Paulo Henrique Sava

A Polícia Civil de Imbituva identificou o proprietário de um automóvel Palio, que teria sido utilizado para fuga de bandidos que explodiram a agência bancária do Itaú na madrugada da última quarta-feira, 08. Segundo o delegado Thiago Andrade, o veículo, que foi encontrado em Porto Amazonas, havia sido deixado em uma oficina. Na delegacia, o proprietário disse que não sabia como o carro foi parar nas mãos dos bandidos.

“Esta pessoa foi intimada a comparecer à Delegacia, mas informalmente falou que este veículo foi deixado em uma oficina e que não sabe como ele foi parar nas mãos dos criminosos. O próximo passo é identificar o proprietário da oficina e perguntar como este veículo foi parar nas mãos dos bandidos. É um trabalho bem demorado, que depende também da parte pericial da Polícia Civil e da Polícia Científica, que fizeram efetivamente as vistorias neste carro, o único apreendido até agora”, comentou.

O veículo passou pelas análises da Polícia Científica e pela papiloscopia, para verificar se há impressões digitais dos envolvidos. Posteriormente, será feita identificação facial como técnica de investigação.

Danos na agência – No dia da explosão, foi feita uma vistoria na estrutura do prédio da agência, porém, o delegado informou que nenhum laudo foi divulgado até agora. Nossa reportagem foi autorizada a entrar na agência e constatou que houve destruição da área dos caixas eletrônicos e danos em outros setores, mas não foi autorizada a registrar imagens da parte interna.

Em entrevista à Najuá, o gerente Lucas Kanson relatou que estava em reunião pelo banco em Curitiba quando soube do ocorrido. Ele confirmou que os bandidos tentaram explodir os três caixas eletrônicos, mas conseguiram seu intento apenas em um dispensador de cheques. Eles não conseguiram levar dinheiro, o que foi constatado logo depois pela empresa que faz o recolhimento dos valores da agência. Os outros caixas ficaram danificados com a explosão

“Os bandidos fizeram a explosão de caixa eletrônico só que não houve nenhum furto de numerário (dinheiro), tentaram entrar na agência, mas sem êxito no furto de numerários da tesouraria. O grande prejuízo foi o estrutural. Com o passar dos dias, as áreas de patrimônio e segurança do banco estão agilizando a limpeza”, frisou.

Lucas explica por que os bandidos não conseguiram arrombar os outros equipamentos, que continham dinheiro no momento do ocorrido. “Tem um sistema de segurança nos caixas eletrônicos onde sai dinheiro que, se você tentar colocar qualquer coisa na boca onde sai o dinheiro, vem uma placa de metal que não deixa enfiar nada. Eu não sou especialista em segurança, mas pelo que eu vi, no dispensador de cheques eles conseguiram fazer um buraco para colocar as dinamites. Prejudicou os outros caixas eletrônicos, que não estão funcionando, mas foi só pelo impacto, a explosão foi só no dispensador de cheques. Havia dinheiro nos outros caixas, tanto de depósito de clientes quanto nos caixas. Todo caixa eletrônico tem um cofre que é tão difícil de arrombar quanto um normal”, contou.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Sistema de segurança – O banco também conta com um sistema de segurança que emite fumaça quando há qualquer dano na agência, o que pode ter inibido a ação dos bandidos nos demais caixas. “Quando notaram que houve a explosão, veio toda a fumaça branca na agência para diminuir a visibilidade deles, então eu acho que isto também auxiliou. O grande dano foi estrutural, não houve furto de dinheiro nem folhas de cheque nem impacto direto a dinheiro que os clientes depositaram em caixa eletrônico”, comentou o gerente.

Os bandidos tentaram entrar na tesouraria e no cofre da agência, mas não conseguiram porque o setor tem uma porta reforçada e o cofre somente é aberto pelo sistema se segurança do banco.

Vistoria – Na próxima semana, um engenheiro do banco deve fazer uma vistoria no prédio para verificar se houve algum dano estrutural maior na construção. A expectativa de Lucas é de que, no início de abril, a agência seja reaberta. Entretanto, o gerente não sabe se haverá possibilidade de reabrir os caixas eletrônicos.

“Para o início do mês que vem, talvez já consigamos reabrir a agência, só não sei se com caixas eletrônicos, mas para normalizar o atendimento. Sabemos que o comércio e muitas pessoas dependem de vir ao banco para receber, temos muita folha de pagamento de aposentados, somos importantes para a cidade”, comentou.

Além dos caixas eletrônicos, outros setores afetados foram o Bank Office, a área de arquivos e houve um dano grande em uma estrutura de concreto de uma das paredes. Na parte da gerência, apenas alguns vidros foram quebrados. “Para falar sobre a questão de danos reais, precisamos aguardar a chegada de um engenheiro para verificar como ficou a questão estrutural, mas pelo que observamos, é uma questão mais no hall de atendimento, que foi mais prejudicado”, comentou.

Investigações e continuidade das investigações – No dia da explosão, um representante da área de segurança do Itaú esteve na agência e coletou as imagens das câmeras de segurança, que estão sendo analisadas pela Polícia Civil. Entretanto, elas ainda não foram divulgadas. Na sequência, devem ser ouvidos seguranças do banco, que estavam próximos do local. O delegado Thiago ressaltou que a falta de testemunhas do fato prejudica as investigações.

“O trabalho fica prejudicado neste ponto, da ausência de testemunhas, mas a Polícia consegue avançar nas investigações mesmo assim. A Polícia Civil do Paraná vai fazer todas as diligências possíveis para tentar identificar estes criminosos”, destacou.

Preocupação dos clientes – Alguns clientes que fizeram depósitos nos caixas eletrônicos ficaram preocupados com a possibilidade de terem perdido o dinheiro. Porém, o gerente garante que nenhum deles foi prejudicado. “Muitos clientes estavam preocupados porque fizeram depósitos em caixa eletrônico na noite anterior ao ocorrido, mas isto foi resolvido. O dinheiro já está na conta de todo mundo, nesta parte ninguém foi prejudicado. Foi realmente o transtorno de não termos o atendimento nos caixas eletrônicos, mas vamos tentar resolver o mais rápido possível”, frisou.

Momentaneamente, clientes do Itaú de Imbituva poderão procurar atendimento presencial em Ipiranga ou utilizar o aplicativo do banco. Compras no débito e no PIX podem continuar sendo feitas normalmente. O gerente Lucas recomenda que as pessoas façam uso dos meios eletrônicos para evitarem andar com grandes quantias de dinheiro.

“Andar com dinheiro hoje é muito perigoso, então a gente incentiva, ainda mais numa situação dessas, que o cliente procure ajuda de familiares e das centrais de atendimento do banco, pois estamos à disposição para auxiliar na instalação do aplicativo, no uso de cartão de débito e crédito. Toda a parte de sistemas e compensação do banco está funcionando normalmente”, pontuou.

Nenhum dos envolvidos na explosão foi preso até agora. O delegado afirmou que o depoimento do proprietário do veículo será confrontado com outras provas que a Polícia Civil já possui. “Vamos apurar a questão da versão dele e confrontar com outras provas que nós temos. Não tem como, obviamente, apontar ele como suspeito de crime, apenas identificamos o proprietário do veículo por conta da placa, e foi feita uma associação lógica para se chegar a esta pessoa. Não há como falar em algum tipo de indução à investigação para este cidadão porque, na verdade, não temos sequer o número de suspeitos envolvidos neste crime. Ainda estamos fazendo toda a análise minuciosa, é um trabalho demorado, que vai demandar muito tempo, até porque temos inicialmente 30 dias para encerrar estas investigações, uma vez que não tem ninguém preso ainda”, finalizou.

Lucas Kanson, gerente da agência do Itaú de Imbituva. Foto: Paulo Henrique Sava
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.