Previsão, segundo Leandro Jasinski, presidente da AMCESPAR, é de que, até dezembro, a unidade provisória do antigo IML esteja funcionando/Paulo Sava, com reportagem de Juarez Oliveira e Rodrigo Zub

Em reunião com o presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (AMCESPAR) e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, a equipe da Polícia Científica (antigo IML) está avaliando um local para instalação de uma unidade provisória em Irati.
A unidade iratiense deverá ser instalada provisoriamente em uma casa na Rua Ladislau Griczinski, próximo ao Morro da Santa, onde antes ficava a sede da concessionária de rodovias Caminhos do Paraná, que encerrou suas atividades. Uma equipe de engenheiros está fazendo uma reforma e um estudo técnico do local, o que deve ser concluído até o próximo dia 24. A partir disso, se o imóvel for aprovado, a previsão é de que, até dezembro, a unidade provisória esteja funcionando, inicialmente com o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Posteriormente, serão implantados os demais serviços do IML.
De acordo com Leandro, a instalação provisória da Polícia Científica em Irati representa um avanço no setor de segurança pública da região. “Isto é uma notícia muito boa, porque é um assunto que ninguém quer tratar nem chegar perto de um IML. Infelizmente, as situações e os acidentes acontecem. Eu também fiquei espantado e não sabia, mas fiquei sabendo que a maior parte do trabalho que o IML faz não é nas pessoas mortas, mas sim nas vivas, com exame de corpo de delito e várias situações que necessitam deste trabalho. O IML é uma nomenclatura antiga, agora é Polícia Científica. Já está confirmada a instalação aqui na cidade de Irati, em dezembro, nesta casa alugada que será adaptada”, frisou.
Nova unidade
A unidade provisória deve permanecer em funcionamento enquanto o prédio que vai abrigar o IML vai sendo construído, em um terreno doado pela Prefeitura de Irati no Conjunto Molinari, próximo a Engenheiro Gutierrez, segundo Leandro. “É uma construção grande, que vai abranger todas as atuações que a Polícia Científica faz. Uma notícia boa é que todos os profissionais que estarão trabalhando nesta unidade já foram credenciados e vão iniciar um treinamento necessário para eles poderem trabalhar. Até dezembro, eles estarão aptos a trabalhar na unidade de Irati”, comentou.
No mandato anterior, prefeitos da região estiveram na central da Polícia Científica, em Curitiba, solicitando que fosse construída uma unidade do IML em Irati, abrangendo toda a região.
Necessidade do IML
Como exemplo da necessidade da instalação do IML em Irati, Leandro citou o caso de uma pessoa que morreu em um acidente em Mallet, cujo corpo foi transferido para a unidade de Ponta Grossa, uma vez que não havia médico legista para atender na unidade de União da Vitória, que abrange a região da AMCESPAR.
“Uma pessoa que veio a óbito por conta de um acidente, foi levada para a cidade de União da Vitória. Chegando lá, não tinha médico e teve que ser transferida para Ponta Grossa. Imagine, de Mallet foi para União da Vitória, de lá ir para Ponta Grossa e voltar para a cidade de origem, para a família poder fazer o funeral. O sofrimento das famílias que passam por isso é muito grande, é uma situação que não desejamos para ninguém, mas as nossas famílias aqui, quando precisam, sofrem muito com esta demora e com espera, principalmente à noite, um sábado ou final de semana, é muito triste mesmo. Tendo a unidade em Irati, que vai atender a todos os nossos municípios, o trabalho vai ser muito mais ágil, evitando o sofrimento de muitas pessoas que já passam pela perda, e ainda mais aguardar muitas horas e até dias para que o corpo seja liberado, então é muito triste. Tendo o IML na nossa região, será muito bom”, finalizou.
Resumo
Equipe da Polícia Científica analisa imóvel para instalação de uma unidade provisória em Irati. Previsão é de que unidade seja inaugurada em dezembro. No mandato anterior, prefeitos da região estiveram na central da Polícia Científica, em Curitiba, solicitando que fosse construída uma unidade do IML em Irati, abrangendo toda a região.