Polícia aplica mais de R$ 114 mil em multas por desmatamento e forno de carvão em Inácio Martins

05 de fevereiro de 2026 às 09h09m

Fiscalização constatou desmatamento e uso irregular de forno de carvão dentro da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana/Texto de Diego Gauron

Forno de carvão encontrado em operação durante fiscalização ambiental em Inácio Martins. Foto: PMPR

Durante fiscalização realizada na segunda-feira (3), a Polícia Militar Ambiental constatou infrações ambientais em uma propriedade localizada em Inácio Martins, após solicitação do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que havia identificado um forno de carvão em funcionamento durante sobrevoo.

No local, foram confirmadas a instalação irregular do forno, a destruição de 0,34 hectare de floresta nativa e dano em 5,37 hectares de vegetação, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.

Sem apresentar licença ambiental, o proprietário foi autuado e recebeu três Autos de Infração Ambiental, totalizando R$ 114.400,00 em multas. A área foi embargada.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.