Polícia Ambiental identifica anilhas adulteradas e apreende aves silvestres em Guarapuava

05 de março de 2026 às 11h25m

Fiscalização da Polícia Militar Ambiental encontrou aves silvestres sem identificação e outras com anilhas adulteradas em uma criação irregular no município

Segundo a corporação, algumas aves estavam sem anilhas de identificação e outras apresentavam indícios de adulteração. Foto: Divulgação PMPR

A Polícia Militar Ambiental apreendeu aves silvestres e identificou indícios de adulteração de anilhas de identificação durante fiscalização realizada após denúncia em Guarapuava.

De acordo com a corporação, o responsável pelo local possuía cadastro junto ao Ibama, porém a licença para criação de aves estava vencida desde 2023. Durante a vistoria, os policiais encontraram cinco aves sem anilhas de identificação, entre elas trinca-ferro, canário-da-terra e pomba-asa-branca.

Outras nove aves apresentavam anilhas com indícios de adulteração, como rompimento, alargamento ou ilegibilidade. Entre os exemplares estavam pintassilgos e trinca-ferros. Além disso, uma das aves encontradas não constava na relação oficial do criador.

Diante dos indícios de falsificação de selo público, o caso foi comunicado à Polícia Federal, que orientou a lavratura de Termo Circunstanciado e a realização de perícia técnica.

Também foi aplicado Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 7 mil. As aves e gaiolas foram apreendidas e encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS/UNICENTRO), onde permanecerão sob custódia. As aves anilhadas devem passar por perícia criminal antes da definição de sua destinação final.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.