Documentário trará compilado de 21 entrevistas que tratam de assuntos do mundo feminino, desde maternidade, empreendedorismo e histórias de superação. Projeto foi um dos contemplados no edital da Lei Paulo Gustavo/Texto de Karin Franco, com entrevista realizada por Juarez Oliveira
O podcast Miga Cast, apresentado pela influenciadora digital Aline Xavier, vai virar um documentário. O projeto foi um dos contemplados em Irati, por meio do edital de audiovisual chamado de Dona Hermínia da Lei Paulo Gustavo.
O documentário irá reunir momentos das 21 entrevistas do canal no YouTube para falar sobre como é ser mulher na sociedade. As entrevistas trazem assuntos do universo feminino, como maternidade e saúde da mulher, mas também incorpora outras áreas, como empreendedorismo e superação. As entrevistas ainda abordam momentos delicados com mulheres que passaram por situações de abuso e também superaram o câncer, como foi o caso da própria Aline.
Em entrevista no programa “Espaço Cidadão” da Super Najuá, Aline contou que a ideia do documentário surgiu quando ouvintes do podcast comentaram que estavam com dificuldade de ver todas as edições dos programas. As edições possuem duração de uma hora e meia a duas horas de programa. “Elas colocavam o podcast para ouvir quando estava limpando a casa, quando estava arrumando um guarda-roupa. Todas sempre com os mesmos feedbacks. Eu comecei a pensar, como compilar tudo isso? Principalmente, com histórias que eu sei que vão agregar muito na vida das mulheres”, disse.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Aline conta que a ideia tomou forma de documentário após pensar em reunir partes das entrevistas. “Veio a ideia: ‘Se eu fizesse um documentário, um filminho, um compilado, seja o nome que for’, mas que conseguíssemos colocar as partes mais importantes. Temos as partes mais importantes porque é uma entrevista longa, tiveram muitos momentos de choro, em muitas entrevistas. Então é isso que tenho que fazer. E teve a oportunidade da lei de incentivo, que é uma super oportunidade para os artistas da cidade porque, por exemplo, o Miga Cast, eu fiz sozinha. Foi um projeto meu, que eu encabecei, sem ajuda”, conta.
A maior parte da equipe de produção do documentário será a mesma que trabalha com o podcast. “Nós vamos manter a mesma equipe porque eles estão inteirados do assunto. Já sabem e fica mais fácil para procurarmos. Nós estamos agora na fase de fuçar tudo isso. É muito material. São 21 entrevistas. Estamos vasculhando tudo isso para procurar tudo que for de melhor para colocarmos e dentro de um enredo”, disse.
O documentário deve trazer material inédito e bastidores do projeto. “Eu acredito que dentro de um mês, nós vamos começar a trabalhar na edição. Eu acho que vai dar certo dentro de um mês porque nós vamos colocar também coisas inéditas, algumas entrevistas inéditas. Vamos colocar alguns dados que temos no nosso País de mulheres que passam por certas situações que vemos nos nossos episódios. É um trabalho de pesquisa que estamos buscando ainda, mas eu acredito que dentro de um mês, já conseguimos montar esse documentário”, revelou Aline.
O documentário estreia em junho nas redes sociais do podcast Miga Cast, no YouTube, Instagram e Facebook. A equipe de produção também estuda disponibilizar o documentário em plataformas de streaming.
A estreia será acompanhada por um workshop para mulheres. “Nós vamos fazer o workshop, que é voltado para mulheres em vulnerabilidade, que ainda não sei como será porque vou ter que ver com a prefeitura aonde eu vou fazer esse workshop. A ideia é justamente é essa. Levar esses assuntos do documentário e do podcast para esse workshop para as mulheres”, comenta.
Miga Cast: O podcast Miga Cast foi criado pela influenciadora Aline Xavier no ano passado, por um acaso. Com diversas seguidoras mulheres, ela já trabalhava com redes sociais. Ele recebeu o conselho de um amigo para criar o programa. “Eu fui me esconder da chuva no Co.Necta Hub, do Emiliano Gomes. Estava chovendo muito, eu estava voltando a pé para casa. Nunca voltava a pé. Eu entrei para me esconder da chuva. Nós éramos vizinhos. O Emiliano me olhou e falou: ‘Por que você não monta o MigaCast?’. Ele não me disse nem ‘oi’. Ele falou, acho que me viu e pensou. Já era uma vontade que eu tinha, eu já conversava muito com meu esposo sobre isso. Eu falei: ‘Sabe que eu tenho muita vontade’. Ele falou: ‘Ia ser muito legal, você é muito comunicativa’. Ele jogou a semente ou ele jogou a faísca, talvez. Eu fiquei pensando naquilo, fui para casa e falei com meu marido”, conta.
O marido Vitor Martim, que é vocalista da banda Rádio Radar, aceitou a ideia e ajudou na montagem do podcast, com as escolhas dos equipamentos e auxílio com a equipe de produção. O tema do podcast foi natural, já que a maior parte dos seguidores nas redes sociais são mulheres. “Eu pensei porque não fazer um podcast onde eu posso entrevistar mulheres? Contar histórias inspiradoras porque eu tinha passado por um período, onde eu inspirei muitas mulheres e eu sabia que existiam outras mulheres precisando de inspiração em outras áreas”, explica.
O podcast começou abordando a história de uma comediante que usou o humor para superar as dificuldades. “A minha primeira convidada, desde que eu coloquei o projeto no papel, foi a Daiane de Lima, que é conhecida como Creide nas redes sociais. Ela é humorista e tem uma história de vida muito inspiradora, tanto que ela tem um show só para mulheres, que é um show de humor com inspiração. Ela sofreu abuso do pai, abuso do marido. Ela é casada com autista. Ela é mãe da autista e ela era obesa. Ela venceu muitas barreiras e ela ficou muito conhecida. Ela levou todos esses desafios com muito humor. Foi o humor que fez ela ficar conhecida”, conta.
Os episódios seguiram com entrevistas com mulheres que contaram sobre suas vidas, profissões e desafios pessoais. Aline conta que uma das histórias que mais impactou foi a de uma pessoa próxima, uma ex-colega. “A que me impactou muito foi uma convidada que eu tive, que é uma amiga minha. Ela se formou comigo e ela relatou que sofreu abuso sexual com quatro anos de idade. Ela só veio a lembrar disso na adolescência, quando ela começou a ter muitos problemas para se relacionar. Foi muito impactante a história dela, contando. Hoje, para ela, já é um ponto vencido. Ela sofreu outros tipos de abuso também, não só sexual, mas outros tipos de abuso em casa, familiar e ela venceu todos eles. É uma mulher super independente, super vitoriosa”, relatou.
O podcast conta com histórias de empreendedorismo e inspiração para que as mulheres possam conhecer as possibilidades que podem ser alcançadas. Aline conta que uma das histórias foi inspiradora para toda a equipe do podcast. “Uma história que me inspirou muito foi da convidada Ana Paula Ivazko, relatando para nós, a experiência de morar na Alemanha. Na pandemia, ela fez a faculdade dela aqui, à distância. Ela estudava de madrugada. Ela fazia as aulas dela às três horas da manhã por causa do fuso. Lá, ela trabalhou como estoquista em um mercado. Me inspirou muito porque não imaginamos que uma pessoa, que tem uma empresa do tamanho que é o Grupo Ivasko, fazendo uma… Às vezes, nós que não temos muita coisa, temos um pouco de preguiça de fazer o que ela fez. Às vezes, pensamos: ‘Se eu tivesse tudo isso, eu não precisaria [trabalhar]’. Ela sem precisar, ela foi. É uma história que me inspirou muito. Não só a mim, mas para a equipe inteira”, conta.
O podcast Miga Cast pode ser conferido no canal do YouTube pelo endereço: www.youtube.com/@MigaCast. O podcast também pode ser encontrado no Instagram pelo perfil @miga.cast.