PM lança Operação Natal 2015

Operação foi lançada simultaneamente em todo o Paraná. Em Irati, policiamento será reforçado na região…

01 de dezembro de 2015 às 11h18m

Operação foi lançada simultaneamente em todo o Paraná. Em Irati, policiamento será reforçado na região central
Paulo Henrique Sava

A Polícia Militar do Paraná lançou nesta terça-feira, 01, a Operação Natal 2015, com o objetivo de oferecer maior segurança à população neste período de festas de fim de ano.
Em Irati, o lançamento da operação aconteceu em frente a sede da 8ª Companhia Independente, no bairro Rio Bonito. Após a cerimônia de lançamento, os policiais saíram em carreata com as viaturas pelas principais ruas da cidade.

O comandante da 8ª CIPM, Major Jean Rafael Puchetti Ferreira, destacou que, durante a Operação Natal, o policiamento será feito de maneira mais pontual na região central, área de maior concentração do comércio, e nas proximidades das agências bancárias, onde há uma maior concentração de pessoas e de valores. “O nosso objetivo é trabalhar muito na questão preventiva, para que o crime não aconteça”, ressaltou.

De acordo com o major, durante a operação, a corporação estará trabalhando em duas frentes: com policiais trabalhando próximos a locais de maior movimentação, com concentração de lojas e agências bancárias, e na distribuição de cartilhas de segurança com dicas para os comerciantes e para a população. O material traz ainda alguns cuidados que devem ser tomados pelas pessoas antes de se ausentarem de suas residências por algum período. “Esta é a segunda coisa que temos feito para que, de maneira preventiva, o crime não aconteça”, destacou.

Puchetti afirmou que oito viaturas estarão circulando pela região central da cidade e atendendo a comunidade de bairros próximos. O major ressalta também que, além das equipes normais de serviço, que diariamente são reforçadas nos horários de maior necessidade, policiais do setor administrativo serão alocados para auxiliar no policiamento das ruas centrais de Irati.

“Mais de 20 policiais estão sendo remanejados em horários diferentes, para atender principalmente os horários indicados pela ACIAI, nos horários em que o comércio ficará aberto, e nós adequamos a aplicação do efetivo”, destacou.

O major comentou ainda que a PM tem realizado ações preventivas e repressivas à prática de crimes, como furtos e roubos, que têm se tornado cada vez mais frequentes na cidade. De acordo com Puchetti, o índice que mais preocupa os policiais é da ocorrência de furtos qualificados.

“Nós fizemos um levantamento, e verificamos que, nos últimos 20 dias, houve uma redução de 88% nos furtos qualificados. Conseguimos tirar de circulação alguns elementos, inclusive menores, que estavam agindo, tiveram internamento decretado e foram retirados da cidade, e isso nos ajudou muito. Com relação aos demais furtos, nós também estamos trabalhando de maneira preventiva e repressiva para trazer tranquilidade à população”, comentou.

Fotos: Paulo Henrique Sava

{album}

Arrecadação de alimentos

Além da operação, a equipe da 8ª CIPM promoveu também uma campanha de arrecadação de alimentos entre os policiais. Cada PM fez a doação de 2kg de alimento não perecível, que serão entregues a uma instituição de caridade ainda não definida, ou serão montadas cestas básicas, que serão entregues às famílias mais carentes da região. “Isso mostra uma polícia solidária, cidadã, que se preocupa, além da segurança pública, com o bem-estar da sua população. Hoje, estamos concretizando mais esta ação social da Polícia Militar na cidade de Irati”, finalizou.

O policiamento será reforçado nas principais ruas de Irati até o final de dezembro.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.