Ação foi realizada na Rua Antônio Cavalim. Motociclistas receberam brindes e material educativo sobre segurança no trânsito
Paulo Henrique Sava
Nesta quarta-feira, 27, comemora-se o Dia do Motociclista. Para conscientizar os motociclistas sobre os cuidados e as medidas de segurança a serem tomadas no trânsito, a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar e a 21ª CIRETRAN de Irati realizaram uma blitz educativa na Rua Antônio Cavalim, uma das mais movimentadas da cidade.
A ação foi realizada em parceria com a concessionária Arauto Motos entre as 11h30 e as 13 horas. Diversos motociclistas foram abordados e receberam brindes e panfletos educativos sobre segurança no trânsito. A reportagem da Najuá conversou com o chefe da 21ª CIRETRAN, Rodolfo Solda. Ele falou sobre a importância da realização deste tipo de ação. “É importante repassarmos estas informações sobre comportamento defensivo para eles [motociclistas], porque no dia-a-dia, eles estão mais vulneráveis a sofrer acidentes, pois andar de moto é mais perigoso”, relatou.
Solda ressaltou que os motociclistas estão sendo orientados sobre a lei que obriga os condutores a manterem o farol ligado durante o dia ao trafegar pelas rodovias. Ele comenta que o número de acidentes envolvendo motos vem apresentando crescimento acentuado nos últimos tempos. Além disso, os motociclistas também foram orientados sobre o uso do capacete, controle da velocidade e da distância em relação aos demais veículos, sobre a não ingestão de bebidas alcoólicas, sobre os cuidados durante as ultrapassagens, a manutenção das motos e em relação aos cuidados a serem tomados em dias de chuva.
“Tem que haver cuidado com as manobras, caso contrário, [o motociclista] corre mais risco de sofrer um acidente ” pontuou .
Opinião dos motociclistas
A reportagem da Najuá conversou também com alguns motociclistas, que falaram a respeito da importância da orientação. Roberta Correia opina que a realização da blitz foi importante para conscientizar os motociclistas sobre a segurança no trânsito. Jefferson Kucharski, que é motociclista há 9 anos, comenta que “tem que haver uma conscientização sobre o respeito no trânsito, para evitar acidentes”.
Jonathan Jatzup acredita que este tipo de ação pode ajudar na diminuição do número de motoristas que dirigem embriagados, além de conscientizar os motociclistas sobre o uso do capacete. “Quanto mais fiscalização, mais o povo vai pelo certo, para não ser ‘parado”, comentou.
A motociclista Jucimara Ferreira destaca que é importante o motociclista saber de que maneira ele deve cuidar de si e dos outros no trânsito. Já na opinião de Ana Lúcia Fiori, a população precisa ter educação no trânsito. Ela afirma que nem todos os motociclistas desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro. “Assim como os motoristas, entre os motociclistas existem os bons e os ruins”, frisou.
Na opinião de Fernando Ferraz, não haveria necessidade da realização de blitz se cada motorista tivesse consciência sobre a violência no trânsito. “É muito importante porque o trânsito fluiria mais e a gente vê a Polícia nas ruas”, comentou.