Segundo os policiais, uma moto era clonada e duas tinham indícios de que haviam sido furtadas ou roubadas, mas foram alteradas para continuar circulando com aparência de regularidade

A Polícia Militar apreendeu três motocicletas em Irati, na terça-feira. Segundo os policiais, uma moto era clonada e duas tinham indícios de que haviam sido furtadas ou roubadas, mas foram alteradas para continuar circulando com aparência de regularidade
Na primeira situação, a agência local de inteligência da 8ª Cia recebeu informações que um homem que teve a moto Honda XRE 300 furtada no dia 5 de maio, em Imbituva, descobriu que ela estava na localidade de Gonçalves Junior, em Irati. O homem afirmou que viu um anúncio no Facebook de uma moto com características semelhantes à que havia sido furtada. Depois disso, ele entrou em contato com a pessoa que estava fazendo o anúncio e combinou uma negociação.
A PM e o dono da moto foram até o local combinado. Lá, foram encontradas duas motos e um homem que estava próximo. Esse suspeito possuía dois celulares. Ao ser questionado, ele disse que estava ali para negociar uma moto Honda XRE 300 e confirmou ser o autor do anúncio na rede social.
O homem disse que pegou a moto de uma outra pessoa, que deixou o local antes da abordagem policial. Ele foi encontrado posteriormente, mas não portava objetos ilícitos. Esse suspeito confirmou que trouxe a moto Honda XRE da cidade de Pinhais, onde havia comprado a mesma. Uma moto Honda CG 160 Fan também foi encontrada no local.
Em verificação nas duas motos foram constatados indícios de adulteração, como chassi e número do motor com marcas de lixamento, remarcação e pintura, placas Mercosul com o QR Code alterado por meio de perfurações mecânicas padronizadas, impossibilitando a leitura das placas.
Os dois homens abordados foram detidos e conduzidos para a Delegacia. Segundo a PM, as motos possivelmente haviam sido furtadas ou roubadas e foram adulteradas para continuar circulando como se não tivessem irregularidades.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Já no Jardim das Américas, a equipe da Rotam da 8ª Cia apreendeu uma moto Honda CG 160 Fan, que estava estacionada em frente à uma oficina na tarde de terça-feira. Em verificação no sistema foi constatado que a moto havia sido registrada em outro Estado. Já em averiguação dos números do chassi e motor foram constatados indícios de adulteração. Segundo a PM, os números não estavam em linha reta. Não havia registro da moto no sistema, o que indica que ela havia sido clonada. O dono da oficina disse que a moto foi deixada em frente ao estabelecimento para conserto.
A proprietária compareceu no local e disse que comprou a moto há cerca de um mês. Na ocasião, ela pagou a quantia de R$ 4 mil e envolveu outra moto no negócio. A responsável pela moto e o veículo foram levados para a Delegacia.
Em nota, o setor de Comunicação Social da 8ª Cia solicitou que a população tome alguns cuidados antes de adquirir um veículo. “A Polícia Militar orienta a todos, que ao ser feita negociação de veículos, principalmente de motocicletas, certifiquem-se da origem e documentação, para que não incorram em crimes, por vezes por falta de informações corretas”, recomenda a corporação.
Essa apreensão no Jardim das Américas fez parte das ações da PM de Irati durante o andamento da operação 10 de agosto, que está acontecendo em todo o Paraná, como parte da programação de aniversário da corporação. A finalidade é aumentar o policiamento e patrulhamento ostensivo com ações preventivas e repressivas por meio de bloqueios táticos, abordagens, incursões em áreas de degradação social e fiscalização de veículos em pontos e eixos segmentários de vias.
