PF investiga comerciantes por reter cartões do Bolsa Família de índios

Polícia investiga situação em Manoel Ribas. Nesta quinta-feira (9), 13 cartões em nome de indígenas…

11 de outubro de 2014 às 14h59m

Polícia investiga situação em Manoel Ribas. Nesta quinta-feira (9), 13 cartões em nome de indígenas foram apreendidos.

Do G1 PR


A Polícia Federal (PF) investiga comerciantes suspeitos de reter cartões de benefícios sociais do governo federal de índios da Aldeia Ivaí, que fica na cidade de Manoel Ribas. Nesta quinta-feira (9), a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em dois mercados e em duas propriedades particulares do município. Durante a Operação Pantera, foram apreendidos treze cartões em nome de indígenas, além de outros documentos. Ninguém foi preso.

Segundo as investigações da polícia, os comerciantes retinham os documentos para subtrair valores e garantir o pagamento de compras feitas pelos índios, para realizar fraudes em financiamentos e também para saques de benefícios previdenciários de indígenas já falecidos.

Dos trezes cartões apreendidos, nove eram do Programa Bolsa Família, dois, do Crediário Caixa Fácil e dois, de benefícios previdenciários. Os policiais também apreenderam cópias de outros cartões de benefícios, comprovantes de pagamento e saque de benefícios previdenciários de indígenas, além de documentos relacionados à venda fiada de mercadorias, como fichários e promissórias.

Segundo a PF, os comerciantes devem responder pelos crimes de apropriação indébita, estelionato em detrimento de instituições financeiras e INSS (estelionato previdenciário) e furto, previstos no Código Penal, além do crime de retenção de benefícios de idosos, previsto no Estatuto do Idoso.




Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.