Documento digital já tem assinatura de 700 pessoas. Ex-secretário não descarta possibilidade de assumir a pasta novamente, caso seja convidado/Paulo Sava
Está circulando na internet uma petição on-line solicitando a nomeação de André Demczuk (Dedé) como secretário de esportes de Irati na gestão de Emiliano Gomes, eleito para assumir a Prefeitura a partir de janeiro de 2025.
O documento digital já tem pelo menos 700 assinaturas. No texto, os autores citaram os projetos criados durante a gestão de Dedé à frente da secretaria no atual mandato do prefeito Jorge Derbli, que termina no dia 31 de dezembro. A petição cita as áreas do jiu-jitsu, ginástica, bocha, basquete, futsal, handebol, karatê, Maestro da Bola, voleibol e tênis de mesa, que foram beneficiadas com projetos.
O próprio Dedé foi quem autorizou a realização da petição, idealizada por um grupo de mães que têm filhos participando dos projetos. Para ele, isto demonstra que o trabalho realizado à frente da secretaria teve resultados. Apesar de ser favorável à troca de gestores, Dedé não descarta a possibilidade de aceitar um convite de Emiliano, caso ele seja feito.
“Eu, mais do que ninguém, sou a favor de que as pessoas que governam seja lá o que for, uma secretaria, o município, seja um vereador ou qualquer coisa do gênero, eu sou mais do que a favor de que tenhamos uma troca. Eu acho que a troca oxigena, traz novas ideias e geralmente pode mudar para melhor. Eu vejo também que, durante estes últimos anos, tivemos pandemia e muito trabalho, saindo, visitando, buscando recursos e voltando com os projetos. Nossa equipe foi sensacional, o esporte saiu desta última gestão fortalecido dentro da nossa cidade. Então, eu vejo que temos condições de ter uma continuidade”, frisou.
Entretanto, Dedé acredita que, por conta de divergências políticas, seu ciclo dentro da Secretaria de Esportes pode ter se encerrado. “É claro que tenho um gosto muito grande pelo esporte, a minha vida é feita dentro do esporte. Minha família foi constituída através do esporte, já que conheci minha esposa (Ana Carolina Sequinel Demczuk, a Carol do vôlei) em um projeto de vôlei e em jogos, minha filha participa, a minha profissão é dentro disso, o meu ganha pão é dentro do esporte. Eu tenho dentro de mim uma vontade de colaborar e sei que ainda posso fazer mais do que colaborei. Deixei muitas coisas para fazer que não tive tempo nem condições porque sabia que havia muitas coisas a serem feitas”, comentou.
Dedé afirmou que, mesmo que não seja indicado para assumir a secretaria, estará disponível para contribuir com o esporte iratiense. “Quero deixar muito aberto e muito tranquila a próxima gestão para fazer esta escolha, até porque, mesmo que não seja pelo meu nome ou de alguém da nossa equipe, eu digo que estarei sempre ligado ao esporte e, da melhor maneira possível, tentando contribuir com tudo isto”, pontuou.
Quer receber notícias pelo Whatsapp?
Avaliação de Emiliano – Em contato com nossa reportagem, o prefeito eleito Emiliano Gomes (PSD) relatou que tem ouvido indicações de nomes para todas as pastas. Em relação à petição, ele disse que tem avaliado nomes técnicos que agradem integrantes do setor.
“Com relação às petições que estão acontecendo, é evidente que temos observado e discutido nomes técnicos que agradem o setor, assim como em outros setores. Estamos avaliando as possibilidades do futuro quadro de secretários, que esteja de acordo com a secretaria, tenha conhecimento do setor e principalmente que seja uma pessoa técnica, que vá resolver o problema das pessoas. Estamos olhando por este prisma, de que a nossa escolha seja pautada tecnicamente e que saibamos que esta pessoa vai resolver o problema do setor”, comentou.
Metas – Emiliano também prometeu que vai cobrar metas de cada secretário, com o objetivo de fazer uma administração mais resolutiva. “Nós, enquanto gestão, vamos cobrar meta destes secretários, sem exceção, para que possamos, de fato, avançar. Irati está em um momento que precisa avançar, e para isto sabemos que precisamos de uma equipe qualificada”, afirmou.
O prefeito eleito também foi questionado se há possibilidade de Dedé ser convidado para assumir a Secretaria de Esportes. Até o fechamento desta reportagem, ele ainda não havia respondido a esta questão.