Pessoas com imóveis em Irati já podem emitir os boletos do IPTU

20 de maio de 2023 às 12h19m

Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 11 de julho terá 10% desconto no valor total do tributo. Imposto também pode ser pago em seis vezes sem juros/Texto da Redação, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Segundo informações da secretaria de Comunicação de Irati, as pessoas com imóveis em Irati já podem consultar os boletos do IPTU no portal do contribuinte ou no aplicativo OXY Cidadão. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

As pessoas que têm imóveis em Iratipodem imprimir os boletos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os boletos podem ser consultados online pelo Portal do Contribuinte ou no Aplicativo OXY Cidadão.

Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 11 de julho terá 10% de desconto no valor total do tributo. O imposto também pode ser pago em seis vezes sem juros com vencimento todo dia 11 do mês, de julho até dezembro. O IPTU pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal/Lotéricas, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Sicredi, Sicoob (na rua 19 de Dezembro), Itaú e Civia. Ele ainda pode ser pago via PIX em qualquer banco.

A diretora do Departamento de Tributação, Rosenilda Paiva, diz que as pessoas com débitos de anos anteriores podem parcelar em até seis vezes, com pagamento até o dia 11 de cada mês.

Já o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) fixo pode ser pago em quatro parcelas, com vencimento a partir de 11 de julho. As taxas de Vistoria e Funcionamento Regular e de Licença e Localização devem ser pagas em cota única, no mesmo vencimento.

Isenção do IPTU: Também está aberto o período para as pessoas protocolarem os pedidos de isenção e revisão dos valores. O contribuinte que identificar alguma divergência no valor do IPTU ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 11 de julho. O pedido de revisão pode ser feito no Departamento de Tributação ou no site da Prefeitura.

Quem tem direito à isenção do IPTU também pode protocolar o pedido para o ano de 2024 até o dia 31 de outubro. Para solicitar a isenção são necessárias fotocópias de RG e CPF, extrato de benefícios do INSS ou outro órgão; certidão de óbito e casamento (no caso de viúvo), fatura de luz, água ou telefone e Laudo Social (se necessário).

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O Departamento de Tributação também informa que com o intuito de auxiliar aposentados e pensionistas, os Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Lagoa, Vila São João, Vila Nova, Jardim Planalto e também o Centro de Convivência do Bairro Rio Bonito estarão auxiliando os aposentados e pensionistas, que tiverem dificuldades em conseguir tirar o extrato de seu rendimento. A orientação é que procurem o CRAS mais próximo de sua residência ou façam o agendamento pelo telefone 135 para retirada do extrato diretamente no INSS.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Tributação da Prefeitura ou nos telefones 3132-6142, 3132-6116 e 3132-6119.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.