PDT de Irati pretende formar chapa dando igualdade de condições para mulheres

Participação feminina no partido aumentou após a professora Fabiana de Godoy Rocha assumir a presidência…

29 de março de 2024 às 23h40m

Participação feminina no partido aumentou após a professora Fabiana de Godoy Rocha assumir a presidência em 2023. Em entrevista à Najuá, ela comentou sobre os objetivos do partido nas eleições deste ano/Texto de Karin Franco, com entrevista de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Professora Fabiana de Godoy Rocha é presidente do PDT de Irati e pré-candidata a vereadora. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Irati é o único diretório municipal que possui uma mulher no comando. Isso tem atraído outras mulheres para participar das atividades do partido.

Presidente do diretório desde o ano passado, a professora Fabiana de Godoy Rocha contou durante entrevista à Najuá que outras mulheres têm conversado para se filiar no PDT de Irati. “Nós temos hoje algumas filiadas e, até pré-candidatas, que foi através de ver e disseram: ‘Eu vi que você é presidente do partido, que legal, eu gostaria de conhecer’. Hoje nós estamos com um grupo de mulheres no PDT muito grande, muito forte. Devemos vir com grande número de candidatas mulheres”, disse.

O aumento da participação feminina é incentivado pelo diretório estadual, onde metade dos filiados são mulheres. Fabiana destaca que a eleição deste ano pode aumentar a participação feminina na Câmara de Irati, que atualmente conta com duas mulheres, Vera Gabardo e Teresinha Miranda Veres, que encerraram um período de 20 anos sem representação feminina no legislativo. “Eu acredito que o número de mulheres na Câmara de Vereadores vai duplicar ou vamos deixar com a maioria de mulheres. Eu acredito muito na força feminina para as próximas eleições. Eu acredito que as mulheres estão numa união muito bonita de se ver. Não só no PDT e não só na política. Nós observamos a união das mulheres em todos os âmbitos da sociedade. O fato de eu ser a única ou, pelo menos que eu conheço, presidente de partido é a demonstração de uma desigualdade e nós precisamos mudar isso”, defende Fabiana.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

O PDT pretende mudar o cenário com a candidatura de diversas mulheres, além de homens que também devem compor a lista de candidatos a vereador. Segundo a presidente do PDT de Irati, a intenção é que o partido seja um local onde mulheres possam fazer sua campanha. “Infelizmente, sabemos que faz parte da história política, que antigamente, pegavam as mulheres para completar o número mínimo que tem que ter obrigatoriamente. Para essas eleições, eu acredito que não vai ser assim, principalmente no PDT. No PDT, todas as mulheres que vierem candidatas, elas estão certas e que é isso que elas querem. Vão trabalhar muito para conseguir a eleição delas”, conta.

Fabiana conta que presenciou a resistência às candidaturas femininas dentro do próprio partido na última eleição municipal e pretende mudar esse cenário. “Na eleição passada, por exemplo, eu senti uma resistência muito grande, infelizmente, dentro do meu próprio partido. Eu fui, não sei se menosprezada, mas o meu partido não acreditava em mim. Quando terminou a eleição, eu passei a ter um outro papel dentro do partido. Tanto que a consequência disso é que eu acabei me tornando a presidente do partido. Mas eu senti muita dificuldade dentro do meu próprio partido, por isso eu pego todo esse aprendizado, toda essa experiência e procuro fazer diferente”, disse.

Ela ainda destaca que também viu em outros partidos a prática de preencher as cotas de mulheres com candidaturas apenas para cumprir o percentual mínimo exigido em legislação. “Infelizmente, eu observei muito na última eleição, mulheres sendo usadas por alguns presidentes e partidos. Exatamente para cumprir a cota ou para chamar a atenção porque aquela mulher tinha uma ou outra característica. Nós esperamos que nessas eleições isso não venha acontecer novamente. Principalmente, no que diz respeito a essa questão de usar as mulheres, enquanto nós estivermos à frente, nós estaremos denunciando. No PDT, todas as mulheres têm consciência e sabem do papel delas. Estão porque querem ser candidatas”, afirma Fabiana.

A maior parte das mulheres que são pré-candidatas a vereadora são da área da Educação, mas o partido terá representantes de diversos setores. “Temos professoras, temos servidoras públicas, temos jovens, temos pessoas com um pouquinho mais de idade. Acho que eu sou mais velha, mas temos de todas as idades. O legal é que temos de todos os setores. Nós temos de professora à agente de manutenção da limpeza. Uma característica do PDT é a área da educação. Eu sou da educação e acabamos incentivando as pessoas da educação porque a educação necessita da política e a política necessita da educação. Nós observamos que a educação tem sido uma área de bastante incentivo do PDT”, explica.

Os nomes dos pré-candidatos a vereador do PDT de Irati ainda não foram divulgados. Eles serão decididos dentro do partido, nas convenções partidárias no meio do ano.

Uma das pré-candidaturas é a própria Fabiana, que participou da última eleição municipal. Em 2020, Fabiana foi candidata a vereadora e ficou próxima se de ser eleita. Faltaram apenas 17 votos para ela conseguir uma vaga no Legislativo de Irati. “Eu também, eu sou pré-candidata, não significa que eu vou ser candidata. Pré-candidatos, nós temos alguns, mas essa definição vai ser lá na frente. Uma coisa que nós colocamos também no PDT é que todas as decisões, nós tomamos em conjunto. Toda vez que tem alguma conversa com algum outro grupo político, que nós já estamos fazendo, é levado para a maioria do partido. Nós temos os nossos grupos, nós temos reuniões constantes e mantemos todos informados do que está acontecendo no partido”, disse.

Na disputa do Executivo, o partido tem conversado com possíveis pré-candidatos à prefeitura de Irati. Um dos nomes é de Rafael Lucas, do Podemos, que já confirmou a pré-candidatura. Outro nome que está sendo sondado para apoio é o de Emiliano Gomes. Há ainda conversas com o Partido dos Trabalhadores (PT) para um possível apoio à candidatura ao Executivo.

Apesar das conversas com os três grupos políticos, o PDT de Irati não descarta a possibilidade de ter uma candidatura própria. “A princípio nós iríamos apoiar um outro candidato, mas o grupo decidiu que vamos esperar. Nós ainda vamos esperar. Nós ainda estamos em reunião no partido. Não vou descartar nenhuma hipótese. Pode ser sim, não tem porque eu dizer para vocês que está descartado. Por quê? Porque dentro do PDT, nós temos nomes importantes e outros que estão chegando no PDT. Não vou descartar a possibilidade de o PDT vir com o nome para o Executivo”, afirma.

As pessoas interessadas em se candidatar às eleições desse ano têm até o dia 6 de abril para se filiar e informar a intenção de candidatura nos partidos. Para se filiar a um partido, a pessoa deve entrar em contato com o presidente do diretório municipal e falar sobre a intenção de filiação. A pessoa preencherá uma ficha de cadastro e será filiada.

A presidente do PDT de Irati explica que pessoas que estão filiadas em outros partidos, podem se filiar uma nova legenda, sem fazer a desfiliação no partido antigo. “Quando você deseja se filiar a um partido, você não precisa se desfiliar do outro. Você se filiando em outro partido, automaticamente você se desfilia do outro. Para você, se filiar no PDT, você não precisa se desfiliar de outro partido e vice-versa. Para você se desfiliar do PDT, você não precisa vir até mim, se desfiliar. Você se filia em outro partido e, automaticamente, você estará se desfiliando do PDT”, conta.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.