Três jovens – uma de 16, uma de 17 e uma de 19 anos – morreram e três rapazes, incluindo o motorista, ficaram gravemente feridos
Da Redação, com reportagem de Élio Kohut
A Polícia Civil investiga as circunstâncias que ocasionaram um acidente com três mortes registrado no dia 19 de março, no Centro de Prudentópolis, quando o motorista de um veículo Celta perdeu o controle da direção e colidiu frontalmente contra uma árvore na Rua Domingos Luís de Oliveira.
Confira mais fotos do acidente no fim do texto
Jiane Carla Campagnaro, de 19 anos; Laleska Gaspar, 16 e Luiza Maura Sposito, 17 morreram devido à colisão. Uma teve morte instantânea; a segunda, morreu ao ser removida para o Pronto Socorro Municipal e Luiza faleceu um dia depois do acidente. O motorista do carro, Ruan Kevin Pelechat de Souza, de 20 anos; e o passageiro Ivan Gonçalves de Oliveira, 19, sofreram lesões graves com risco à vida. O sexto ocupante do carro, Lucas Eduardo Pereira, de 18 anos, também se feriu gravemente, mas sem risco à vida.
Desde o dia do acidente, a Polícia Civil apura as circunstâncias que ocasionaram o acidente. “A culpa do motorista vai ser apurada ainda na sequência. Preliminarmente, a polícia vai ouvir as vítimas que sobreviveram e reunir outras informações, como as imagens dos locais por onde aquele veículo passou naquele momento. Vamos também ouvir testemunhas que, eventualmente, possam ter presenciado os fatos e os próprios policiais que participaram daquela ocorrência”, revela o delegado Osmar de Albuquerque Pontes Júnior.
A investigação vai apontar, segundo o delegado, se a ocorrência foi, de fato, um acidente, ou se houve dolo eventual. “Tudo será levado em consideração para definir, ao final da investigação, se enquadra como acidente, de forma culposa, ou se efetivamente as circunstâncias vão demonstrar que o responsável pelo acidente agiu com algum dolo, com alguma intenção, ainda que de forma indireta para sua responsabilização”, confirma o delegado.
Acidente
De acordo com o boletim de ocorrência da PM, minutos antes do acidente, o carro onde estavam as vítimas foi abordado depois que o condutor efetuou um “cavalinho de pau” na Avenida São João. O motorista desacatou a voz de abordagem e a viatura da PM iniciou acompanhamento tático. O carro cruzou algumas preferenciais em alta velocidade. Era por volta das 6h10 do domingo passado (19).
Ainda de acordo com a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle da direção depois de passar por um desnível da rua, vindo a bater de frente contra uma árvore às margens da pista. Com o impacto, houve um princípio de incêndio. Os policiais usaram um extintor da viatura para combater as chamas, prestaram os primeiros socorros às vítimas e acionaram o apoio do Bombeiro Comunitário, que conduziu as vítimas ao hospital Sagrado Coração de Jesus.
Conforme relatório da 4ª Companhia, denúncias apontaram que algumas pessoas soltavam fogos e efetuavam manobras perigosas com automóveis na Avenida São João e imediações de um posto de combustíveis perto do horário do acidente. As mesmas denúncias indicam que os suspeitos da arruaça retornavam de uma formatura em Guarapuava.
Fotos: Elio Kohut/Rádio Najuá