Paulo Surek recebe título de Cidadão Honorário de Irati

Natural de Rio Azul, o homenageado trabalha há 32 anos na Prefeitura de Irati Paulo…

21 de outubro de 2014 às 08h25m

Natural de Rio Azul, o homenageado trabalha há 32 anos na Prefeitura de Irati


Paulo Henrique Sava

Biografia

Paulo Surek nasceu em 02 de janeiro de 1943, na localidade de Taquari, interior de Rio Azul. Começou sua vida muito cedo no campo, trabalhando na lavoura até os 23 anos. Mais tarde, desempenhou atividades por anos na Cerealista e Madeireira Santini, em Irati. 

Em paralelo ao trabalho, possuía um armazém na localidade de Taquari, o qual era o ponto de encontro dos moradores da região, principalmente de Irati. Paulo sempre foi um homem muito bem quisto por todos por sua bondade e solidariedade.

Desde aquele tempo quando ainda residia no interior de Rio Azul, já era apaixonado pela cidade de Irati, na qual sonhava morar com a família e para onde veio em 1981, permanecendo no município até hoje.

 A Câmara de Vereadores entregou na noite de segunda-feira, 20, o título de cidadão honorário de Irati ao Sr. Paulo Surek, pelos relevantes serviços prestados a população iratiense. A homenagem foi proposta pelo vereador José Renato Kffuri (PDT) e foi aprovada na sessão ordinária do dia 18 de agosto. 

Em entrevista à Najuá, Kffuri afirmou que a homenagem a Paulo Surek foi merecida. “Não só merecida como faz jus esta homenagem a ele, porque, como ele falou, dos 365 dias do ano, em 250 eu encontro ele nas manhãs”, afirmou. 

Para o vereador, o homenageado é uma pessoa que tem um carisma muito grande e um respeito enorme pela população. “Chovendo ou não, ele está trabalhando, limpando, zelando e cuidando da nossa cidade. Como não homenagear este homem de tanta importância para a cidade de Irati?”, questionou Kffuri.

O prefeito de Irati, Odilon Burgath (PT) afirmou que a homenagem a Paulo Surek é uma forma de reconhecimento dos poderes Executivo e Legislativo pelos serviços prestados há 32 anos aos iratienses. 

“Nós queremos que isso seja sempre um incentivo para os mais jovens, e que esta dedicação e esta experiência sirvam a todos os nossos funcionários para que eles saibam qual é o verdadeiro sentido de servir, que é de ir ao encontro do que a população precisa, e isso Paulo faz muito bem há vários anos”, ressaltou. 

Odilon citou ainda a importância dos trabalhos de Surek nas duas maiores enchentes ocorridas na cidade: em 1983, quando ele havia recém-chegado ao município, e em junho de 2014. “Nestes dois processos, estava lá o Sr. Paulo comandando a sua equipe e mostrando que a gente supera estes obstáculos e vence as dificuldades com trabalho, dedicação e fé em Deus, e isso o Sr. Paulo tem de sobra”, destacou.

Família

A família sempre foi importante na vida de Paulo Surek. Em entrevista a Najuá, um dos seus filhos, o secretário de Esportes e Lazer de Irati, Roni Surek, disse que foi uma verdadeira honra ver o pai receber o título de cidadão honorário após tantos anos de serviço. 

“É um dos dias mais importantes da minha vida por poder ver um cidadão que é meu ídolo e sempre foi meu exemplo e de um cidadão iratiense que recebe este título”, ressaltou.

Para Roni, seu pai, com todo seu esforço e dedicação, vem escrevendo uma das mais belas páginas da história do município. Depois de passar por algumas cirurgias, Paulo somente pedia saúde para poder voltar ao convívio da família e da população, exercendo a sua função como funcionário público.

Homenageado

O homenageado da noite, Sr. Paulo Surek, disse que ficou muito feliz ao receber o título de cidadão honorário das mãos do vereador José Renato Kffuri. “Eu quero agradecer a Deus por ter me dado saúde, por eu ter chegado até aqui e, se Deus quiser, eu vou viver muito tempo ainda”, afirmou.

Paulo Surek, que tem 72 anos, disse que, mesmo após nove cirurgias, tem disposição para trabalhar muito mais. 

“Quero continuar zelando pela nossa cidade que eu amo”. Ele tem 46 anos de trabalho com carteira assinada. “Trabalho com alegria e com amor ao que eu faço. Não tenho vergonha de ser pobre, porque Jesus Cristo também andou a pé, e não tenho vergonha do serviço que eu faço. Assim como existem diversas profissões, assim eu me considero um profissional, varrendo ruas e carpindo”, finalizou.



Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.