Doações podem ser entregues em três paróquias de Irati
Ela ressalta também o apoio da comunidade paroquial na realização desta campanha. “A Paróquia nos ajuda pedindo que as crianças da catequese e as famílias da comunidade tragam os brinquedos aqui, para que eles sejam divididos e entregues no dia da Celebração da Vida”, ressaltou.
De acordo com Carmelina, a celebração na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deve acontecer no próximo dia 12 de dezembro.
Paróquia Nossa Senhora da Luz
A coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora da Luz, Liane Weber, conta que, para a campanha de natal deste ano, foi realizado um bazar beneficente na comunidade do Guamirim. Todo o dinheiro arrecadado foi utilizado para a compra de alguns presentes.
Liane comenta que algumas pessoas, de forma voluntária, arrecadam brinquedos para a Pastoral mesmo antes do início da campanha. “A gente atende seis comunidades, com 12 líderes para atender 96 crianças”, afirmou.
De acordo com a coordenadora, o número de líderes é suficiente apenas para esta quantidade de crianças, mas a defasagem no número de voluntárias é muito grande. “É que, para muita gente, o trabalho voluntário não exige muito, mas exige. Você tem que gostar do que você faz, e a hora em que a gente entra, não consegue sair mais”, ressaltou.
Sobre a campanha de Natal, Liane afirmou que cada comunidade atendida pela paróquia está tentando conseguir os brinquedos para as crianças. “A gente tem uma equipe de apoio que colabora com a gente para arrecadar estes brinquedos”, ressaltou.
Liane confirmou que a Celebração da Vida deve acontecer no próximo dia 15 de dezembro, a partir das 13h30min, com Papai Noel, brincadeiras e distribuição de brinquedos que forem arrecadados até o dia.
Paróquia São João Batista
O representante da Pastoral da Criança da Paróquia São João Batista, Manoel de Jesus Machado, é o único líder que trabalha na comunidade de Engenheiro Gutierrez. Sozinho, ele consegue atender 19 crianças e cinco gestantes. Ele disse que a comunidade se ressente principalmente da falta de líderes da pastoral.
“Tem o pessoal da equipe de apoio aqui, mas o que a gente precisa é de líderes. Há mais crianças na comunidade que precisam de atendimento, mas nós não conseguimos atender por falta de líderes”, apontou.
De acordo com Manoel, a campanha de arrecadação nas comunidades está sendo coordenada pela equipe da Paróquia São João Batista.
“Quem puder ajudar a gente com a doação de brinquedos pode levar os donativos na matriz, onde cada coordenador das comunidades pega a quantidade de brinquedos para as crianças da sua capela e distribui nas celebrações da vida”, afirmou. Em Engenheiro Gutierrez, a celebração está marcada para o dia 20 de dezembro.
Auxílio da comunidade
Carmelina afirmou que, se não houvesse essa doação de brinquedos, não haveria possibilidade de a Pastoral entregar um presente de natal para as crianças.“Geralmente vem as crianças que estão registradas na Pastoral da Criança, mas vêm outras também, e a gente não pode deixar nenhuma sem ganhar um presentinho”, comenta.
Os líderes afirmam que as pessoas podem doar brinquedos novos ou usados, desde que estejam em bom estado. As doações podem ser feitas diretamente nas Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Luz e São João Batista, no horário de atendimento das secretarias paroquiais.
