Fotos, objetos e vestimentas que contam a história da Paróquia ficarão em uma sala junto ao salão paroquial. Inauguração, que seria nesta quarta-feira, 29, foi cancelada e será feita em outra data/Paulo Henrique Sava

A Paróquia São Miguel completou 75 anos de sua fundação no dia 25 de janeiro. Para comemorar a data, será inaugurado em breve um memorial com a história da segunda paróquia de Irati. A inauguração seria nesta quarta-feira, 29, mas, por conta do falecimento de Angelina Anzolin Nortok, mãe do pároco, Padre Álvaro Nortok, o evento foi cancelado e será realizado em outra data a ser marcada. O memorial terá em exposição objetos e vestimentas antigos utilizados nas celebrações, além de fotos e documentos históricos, e será aberto em uma sala junto ao salão paroquial.
O pároco, Padre Álvaro Nortok, destacou a importância de comemorar os 75 anos da Paróquia São Miguel contemplando a história das famílias, dos padres e da religiosidade da comunidade. “É muito importante nós comemorarmos e contemplarmos esta história dos 75 anos, das famílias, dos padres, de toda a religiosidade, especialmente dos padres vicentinos que passaram por aqui e depois os diocesanos. Também é importante celebrar todo mês a novena, a cada dia 29, e nos encantarmos com o futuro, para que as novas gerações possam perceber na fé e na graça de Deus este caminho aberto para poderem firmar os pés no chão”, frisou.
Uma equipe foi montada com várias famílias que estão ajudando a construir o memorial, que terá três partes, segundo o Padre Álvaro. “A primeira parte vai lembrar da história da Igreja, da construção, das famílias, dos poloneses que vieram há 75 anos e estão mantendo a história aqui, com um grupo que mantém sua história e a religiosidade. Buscamos também lembrar da questão dos materiais, das coisas que a igreja preserva. A nossa Paróquia tenta preservar materiais, roupas, fotos de famílias, também temos nossas 16 comunidades que fazem parte da Paróquia São Miguel, todas elas vão ser lembradas neste memorial”, comentou.
Como Paróquia, a São Miguel está completando 75 anos. Porém, a primeira capela foi construída em 1925, quando o território de Irati ainda estava subordinado à Paróquia Santo Antônio de Imbituva. A partir de 1931, ela passou a pertencer à Paróquia Nossa Senhora da Luz, da qual se desmembrou em 1948. Toda esta história será registrada no memorial, segundo contou o Padre Álvaro.
“Nós temos as fotos para o pessoal poder contemplar como eram celebradas as Eucaristias, como os padres vinham de longe para celebrar as missas. A partir de 1948, no dia 25 de janeiro, ela se tornou uma paróquia, desmembrando-se da Paróquia Nossa Senhora da Luz e se tornou a Paróquia São Miguel, bem no alto de Irati, que acolhe a todos que chegam pela entrada principal, vindos de Ponta Grossa, Imbituva, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Palmeira e Curitiba. É a Paróquia São Miguel que completa neste ano 75 anos e nós queremos agradecer e louvar muito a Deus”, destacou.

Quer receber notícias pelo whatsapp?
No local, também será possível contemplar imagens dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, além de outros materiais que foram resgatados e pertencem ao acervo da Paróquia.
“Esses materiais são alguns que foram resgatados e estão sendo cuidados para serem expostos aqui e o pessoal ver como eram feitas as celebrações e as vestes dos sacerdotes, que eram muito diferentes das de hoje. Teremos também toda a história dos párocos, dos padres antigos que passaram. Então, você poderá lembrar do padre que te batizou aqui. Quem tiver uma idade de 60 ou 70 anos, poderá lembrar disso. Teremos também várias imagens de autores, artistas e pintores que estamos tentando resgatar”, comentou.
O padre solicita que pessoas que tiverem fotos, objetos ou qualquer coisa que lembre a história da Paróquia São Miguel leve até a secretaria da Igreja, no alto da Rua 19 de Dezembro. Os materiais serão digitalizados e colocados em exposição no memorial. “Estas fotos são muito importantes para nós lembrarmos a história hoje e também mostrarmos para os jovens e catequizandos, que estarão visitando para perceber como era antigamente e como estamos hoje”, destacou.
Herculano Batista Neto, escritor e presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná (ALACS), escreveu uma pequena história sobre a Paróquia São Miguel, que, no futuro, estará em um livro dos 75 anos da Paróquia. Outras pessoas, como o diácono permanente Renato Marochi e o senhor Natalim estão contribuindo para a construção do memorial.
O memorial será aberto uma vez por mês, sempre no dia 29. Algumas pessoas irão contar a história de todos os materiais durante a visitação. Ao mesmo tempo, haverá a tradicional venda de pastel, sonho e outras guloseimas na cozinha da Paróquia. No final de cada dia, serão feitas as celebrações da novena de São Miguel.
Festa de São Miguel – As novenas estão sendo feitas em preparação à grande Festa de São Miguel, que neste ano será realizada nos dias 28, 29, 30 de setembro e 1º de outubro. No dia de São Miguel (29 de setembro), serão feitas 6 celebrações de missas ao longo do dia, concluindo a programação com a comemoração de São Miguel.
Concurso de Talentos – Este ano, a Paróquia também está organizando um concurso de talentos, que será realizado no sábado, 30 de setembro, com premiação ainda a ser definida. A principal regra será a interpretação de músicas de São Miguel. O padre explicou como será a dinâmica deste concurso. “Os cantores poderão vir, serão canções interpretadas em honra a São Miguel. Vai ter uma banda para acompanhar. Haverá premiação para o melhor, um prêmio bom, pois eu acho que isso vai motivando também”, frisou.
Programação festiva – No domingo, 1º de outubro, haverá almoço para as pessoas levarem para casa ou degustarem no Salão Paroquial. Depois, seguirá toda a programação festiva, que ainda será definida. No fim da tarde, será feito o sorteio do Show de Prêmios, cujas cartelas estão sendo vendidas na Secretaria Paroquial e com os integrantes das pastorais. Serão distribuídos R$ 75 mil em prêmios, com um automóvel 0km e mais R$ 15 mil em dinheiro. Os recursos arrecadados na festa serão utilizados para a pintura e reforma da igreja São Miguel.
“Nós temos que cuidar da nossa Matriz São Miguel com muito amor, carinho e especialmente cuidar das pessoas e famílias, e eu quero agradecer muito a todos que participam aqui da nossa comunidade. Nós cuidamos do prédio, das coisas, mas o mais importante é o nosso coração ligado a Deus e uns com os outros, nos ajudando e vivendo em comunidade”, frisou.
Confira abaixo as fotos do memorial.














