Paratleta Héverton Gil conquista mais um título mundial de jiu-jitsu paradesportivo

Iratiense conquistou a medalha de ouro na categoria adulto em competição realizada em São Paulo…

15 de dezembro de 2023 às 15h50m

Iratiense conquistou a medalha de ouro na categoria adulto em competição realizada em São Paulo no fim de novembro/Paulo Sava

Héverton Gil conquistou mais um título mundial de jiu-jitsu paradesportivo no final de novembro, em São Paulo; Foto: Arquivo pessoal

O paratleta iratiense Héverton Gil conquistou seu segundo título mundial no jiu-jitsu paradesportivo com quimono, realizado no fim de novembro, em São Paulo. Ele recebeu a medalha de ouro na categoria adulto.

Esta é a segunda conquista de Héverton a nível mundial neste ano, uma vez que, em janeiro, ele conquistou o título da modalidade, na categoria sem quimono. Em contato com nossa reportagem, o atleta destacou a importância de comemorar mais uma conquista mundial ao lado da família e da comunidade iratiense. “A sensação de ter trazido o mundo para Irati e de ter conseguido levar a nossa cidade ao ponto mais alto do planeta é indescritível”, comemorou.

Apoio – Para que as conquistas de Héverton sejam possíveis, ele conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da academia Start Fit, que proporciona a preparação da qual ele necessita para as competições, do Grupo Saber e da Unicesumar, empresa da qual ele é embaixador e estudante. Hoje, Héverton é o melhor atleta da história de uma categoria de jiu-jitsu paradesportivo.

“É um orgulho para mim poder trazer várias conquistas para Irati e colocar o meu nome na história como o melhor atleta de uma categoria dentro do jiu-jitsu paradesportivo. Hoje eu entendo que, se eu conversasse com aquele menininho de 2018, que entrou na academia de jiu-jitsu cheio de medo, e contasse tudo o que aconteceu, ele ia falar que eu estava maluco. Mas aconteceu, e hoje eu sou o maior da história da minha categoria, por méritos, por dedicação. Hoje, Irati tem dois títulos mundiais, tanto com ou sem quimono, e o iratiense pode se sentir orgulhoso por isto. É um motivo de orgulho ter representado tão bem esta cidade que eu amo tanto, e ter dado tantas alegrias a vocês”, pontuou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Atleta do ano – Héverton também foi indicado para receber o prêmio de atleta do ano, promovido pela Secretaria de Esportes. Ele pediu o voto da comunidade iratiense. “Quem puder me dar uma força lá, vota em mim, vamos fazer mais esta vez, fazer história de novo e fazemos com que as coisas aconteçam. No ano de 2024 tem mais, e sim, Irati tem o melhor atleta da história de um esporte e dois títulos mundiais no mesmo ano”, comentou.

Os outros indicados para o prêmio são os atletas Isabella Carla Cordeiro Francos (paratletismo), Ana Pedroso (Aninha) (Voleibol Feminino), Júlio Kimpinski (Downhill) e Luciane Biernaski (Basquete). A votação está aberta na página da Secretaria de Esportes e Lazer de Irati no Facebook.

Histórico – Héverton começou a praticar o jiu-jitsu em 2018, quando residia em Curitiba, e logo se adaptou à modalidade. Foi aí que ele percebeu que poderia ter um bom rendimento no esporte e começou a sonhar em fazer algo ainda maior. Este sonho ficou ainda mais palpável em 2021, quando conquistou títulos no Brasil e na América Latina.

“Isto fez eu perceber que poderia ser um dos principais nomes dentro desse esporte, ter o meu nome escrito definitivamente na história deste esporte como um dos melhores. Se o meu sonho era grande, a dedicação tinha que ser ainda maior. Então, a partir de 2018, começa a minha preparação, uma vez que as pessoas começam a imaginar que a preparação para um campeonato começa cinco ou seis meses antes. A minha começou em 2021, pois, a partir do momento em que eu percebi que eu conseguiria ser competitivo, eu comecei a me preparar para este mundial”, frisou.

Em 2022, problemas familiares fizeram com que Héverton voltasse para Irati. “Hoje eu entendo que, talvez, algum propósito ou algo estivesse escrito para que o meu sonho pudesse ser realizado aqui, perto dos meus, do meu povo, da minha família e dos meus amigos. Hoje, eu consigo comemorar o título mundial perto daqueles que eu amo”, finalizou.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.