Padres de Irati repercutem falecimento do Papa Francisco

Pontífice da Igreja Católica morreu na manhã desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Sacerdotes dizem…

21 de abril de 2025 às 19h21m

Pontífice da Igreja Católica morreu na manhã desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Sacerdotes dizem que cristãos devem ter gratidão pelos 12 anos de pontificado de Francisco/Paulo Sava

Papa Francisco comandou a Igreja Católica por 12 anos. Foto: Reprodução Facebook

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira, 21, aos 88 anos. O Vaticano informou à tarde que a morte do Papa foi causada por um AVC e por insuficiência cardíaca. Ele teve uma pneumonia dupla recentemente e precisou ficar 38 dias internado.

Padre Alexandre Spena, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foto: Reprodução

Nossa reportagem repercutiu o falecimento do papa com sacerdotes das paróquias de Irati. O vigário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Alexandre Spena, diz que, mesmo com o sentimento de luto, os cristãos católicos devem ter gratidão a Deus pelo ministério de Francisco, que trouxe algumas mudanças para a Igreja Católica.

“Muito mais que mudanças doutrinais, a Igreja de Cristo, a orientação de Pedro, que para nós se chamou Francisco, teve grande mudança no seu jeito de ser e agir, pela proximidade afetuosa e pelo valor da vida em toda a sus trajetória, desde a sua concepção até a morte. Tem uma frase do Papa Francisco que diz que a ternura é o amor que se torna próximo e concreto. É o movimento que brota do coração e chega aos olhos, aos ouvidos, às mãos. A ternura é o caminho que percorreram e percorrem os homens e as mulheres mais corajosos e fortes”, comentou.

Padre Alexandre pede que os católicos continuem a levar a mensagem de Cristo, a exemplo de Francisco, fazendo com que a igreja continue buscando viver o amor e tudo o que movimenta a fé cristã. “Que sejamos corajosos de continuar a sua mensagem, e assim fazer com que a Igreja continue a buscar cada dia mais viver o amor, a misericórdia, a fé, o diálogo, a esperança e a vida através da prática afetuosa da proximidade que nos une, o amor. Que Deus acolha em sua glória o Santo Padre, o Papa Francisco. Que ele agora interceda por nós e por toda a Igreja neste momento”, comentou.

Virtudes de Francisco

Padre José Nilson Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Irati. Foto: Reprodução

Em contato com nossa reportagem, o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre José Nilson Santos, ressaltou as três virtudes que marcaram o pontificado de Francisco desde março de 2013: ternura, misericórdia e esperança. “A ternura para aqueles que sofrem, que precisam ser acolhidos nas suas necessidades mais urgentes. A misericórdia, para aqueles que estão longe do Cristo, da Igreja, que é a casa dos filhos de Deus, e todos devem ser acolhidos. A esperança, para aqueles que estão sofrendo na guerra, os pobres, o mais vulnerável, desde as crianças até os anciãos”, comentou o padre.

Nilson também pediu que as pessoas compareçam às celebrações de missas para rezar pela alma do Papa Francisco. “Louvado seja Deus pelo pontificado do Papa Francisco, pela sua vida dedicada. Conservemos um tempo para rezarmos e irmos à Santa Missa para oferecemos um sacrifício do altar pelo sufrágio da sua alma, mas sobretudo agradecendo pelo dom da vida dele. Rezemos para que o Espírito Santo ilumine os cardeais para que possam eleger um papa conforme o coração de Jesus, dentro das necessidades dos nossos tempos”, ressaltou.

Diocese de Ponta Grossa lamenta morte do Papa

Em publicação nas redes sociais, a Diocese de Ponta Grossa lamentou a morte do Papa Francisco e enalteceu o legado deixado por ele. “Papa Francisco nos deixou hoje, mas seus ensinamentos ficam conosco. Nossa gratidão pelo seu pontificado e todo o seu legado”, diz a publicação.

Em 2020, bispos e arcebispos do Paraná visitaram o Papa Francisco. Naquela oportunidade, o bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, e o atual bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi, participaram de uma audiência com o papa e tiveram a oportunidade de cumprimentá-lo.

Dom Bruno publicou uma nota oficial nas redes sociais da Diocese lamentando a morte do pontífice. “Com o coração pesaroso e entristecido, recebemos a notícia da morte do Papa Francisco. Ainda ontem, na Praça São Pedro, cerca de 35 mil fiéis, ouviram, na Missa de Páscoa, um texto preparado pelo Santo Padre, onde destacou aspectos do anúncio da Páscoa, entre eles que “podemos viver esta existência pobre, frágil e ferida agarrados a Cristo, porque Ele venceu a morte, vence a nossa escuridão e vencerá as trevas do mundo, para nos fazer viver com Ele na alegria, para sempre”, diz um trecho da nota.

Juventude se manifesta sobre falecimento do Papa

O setor Juventude da Diocese também se manifestou nas redes sociais sobre o falecimento do papa, destacando sua simplicidade como uma de suas principais características. “Francisco: uma figura inspiradora, trouxe ar de simplicidade e proximidade à Igreja, algo que ressoa bastante com a juventude. Um verdadeiro pastor, que guia o rebanho com amor e coragem. Hoje, Papa Francisco nos deixou, mas seus ensinamentos, seus sorrisos e sua simplicidade permanecerão em nós”.

A Paróquia São Miguel publicou uma nota em suas redes sociais destacando o trabalho realizado por Francisco junto aos mais pobres, a defesa da paz e a proteção e cuidado com as criações de Deus. “Seu papado foi um chamado constante à misericórdia, ao diálogo inter-religioso, à justiça social e à ecologia integral. Enfrentou com firmeza os desafios do nosso tempo, buscando sempre aproximar a Igreja dos que sofrem e promovendo uma fé viva, inclusiva e comprometida com o Evangelho”, diz um trecho da publicação.

Em suas redes sociais, a Paróquia Nossa Senhora da Luz também se manifestou sobre a morte do Papa. “Sua Santidade o Papa Francisco nos deixou. Um homem de fé, humildade e entrega, que marcou a história da Igreja e do mundo. Que descanse na paz eterna”.

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário da Itália (02h35min de Brasília) desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta. “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”, disse.

O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20). “O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, acrescentou o cardeal, em nota publicada pelo portal UOL.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.