Monsenhor Odair Miguel Gonçalves dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre. Ele presidiu a missa solene da Festa de São Miguel/Paulo Sava
Mais um padre iratiense será ordenado bispo. Desta vez, o Monsenhor Odair Miguel Gonçalves dos Santos foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo Papa Francisco. Ele presidiu a missa solene da Festa da Paróquia São Miguel, realizada neste domingo, 01. A ordenação está marcada para o dia 08 de dezembro, às 19 horas, na Paróquia São Miguel, em Irati.
Nascido no Guamirim, Monsenhor Odair foi batizado na Paróquia São Miguel, onde iniciou sua caminhada vocacional. Ele foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 2000, trabalhou por 5 anos na Pastoral Vocacional, depois exerceu o cargo de diretor provincial das Filhas da Caridade por 6 anos e, em seguida, atuou na Paróquia Santana, no bairro Abranches, em Curitiba.
Logo depois, Monsenhor Odair foi nomeado como provincial da Congregação da Missão, função que exerceu por 7 anos. Em fevereiro, ele iria para Roma, onde prestaria serviços na cúria geral da Congregação da Missão, porém ele foi nomeado pelo Papa como bispo auxiliar de Porto Alegre. O sacerdote contou à nossa reportagem de que forma recebeu esta missão.
“Com muito tremor, não tem o que explicar naquele momento porque não estava esperando, me preparava para um outro trabalho e veio esta surpresa. Eu disse sim e tenho que enfrentar este novo desafio que Deus me apresenta na minha vida, neste novo trabalho na evangelização”, frisou.
Não existe nenhum tipo de preparação prévia para a indicação do bispo, que só participa de um curso após a aceitação do escolhido, segundo Odair. “A preparação é em cinco minutos, que a anunciatura pergunta se você aceita ser bispo auxiliar de tal lugar ou bispo em outro lugar? Não há uma preparação agora, mas depois da minha ordenação vai ter um curso, eu vou participar de uma preparação, de uma orientação que a CNBB apresenta em Roma, no ano que vem, em que vou participar do encontro dos novos bispos”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Depois da ordenação, no dia 13 de dezembro, Monsenhor Odair já estará em Porto Alegre para auxiliar nas crismas da Arquidiocese. Ele define este desafio como uma nova missão na sua vida religiosa. “Tudo é novo, a gente sabe qual é a missão do bispo e que o desafio é maior na condução do povo de Deus, nesta dinâmica de ajudar os sacerdotes a bem conduzirem sua missão. Tudo é novo na minha vida, é um ponto vocacional. Mesmo a ordenação de um diácono, de um sacerdote, é um motivo vocacional. Eu vejo este momento assim, motivando a juventude a refletir e pensar sobre sua vocação, o chamado que Deus lhe está fazendo. Se é ao matrimônio, que o assuma com muito amor e dedicação; se é à vida religiosa, sacerdotal, não tenha medo de dizer sim”, destacou.
Odair também contou por que escolheu a Paróquia São Miguel para sua ordenação episcopal. “Eu sou nascido aqui, sou de Irati e a minha paróquia sempre foi a São Miguel. Quando eu tive que pensar em um local, veio em seguida a Paróquia São Miguel porque não teria outro lugar para me ordenar. Eu sou daqui, poderia escolher outro local, mas aqui é minha terra, onde nasci e cresci, trabalhei como catequista, a paróquia onde eu participava e me ajudou no crescimento na fé. Não esqueço minhas origens jamais”, frisou.
Show de Prêmios – Na tarde de ontem, também foi realizado o sorteio do Show de Prêmios da festa, que premiou Celso Schlian com um automóvel Renault Kwid 0km. Outras 15 pessoas foram contempladas com R$ 1 mil em dinheiro cada. Os ganhadores foram Rafael Rossa, Terezinha Kovalski, Leonardo Bora, Jéssica Tailise Ivaniski Brito, João e Terezinha dos Santos, Ana Flávia Malinoski Zanlorenzi, Eva Cordeiro Bubianiak, João Zovichinski, Moacir Carlos Gasparelo, Matilde Filipak, Cassemira Mikuska Siona, Thays Fernanda Jarema, Sidnei Marcos Demski, Jaime Miguel G. dos Santos e Rosilda G. dos Santos.