Sacerdote será ordenado bispo nesta sexta-feira, 08, na Paróquia São Miguel, em Irati/Paulo Sava

Nesta sexta-feira, dia 08, será realizada a ordenação episcopal do Monsenhor Odair Miguel Gonçalves dos Santos. A celebração será realizada na Paróquia São Miguel a partir das 19 horas e terá transmissão da Super Najuá 92,5 pelo rádio e pelo Facebook.
Em entrevista à Najuá, o sacerdote falou sobre a expectativa para a ordenação e afirmou que este é um momento importante para a sua vida e para a Igreja. “É um momento vocacional, e então, desde a nomeação até este momento as coisas estavam um pouco mais tranquilas, mas agora o coração fica um pouco apertado. Estamos às portas do dia da ordenação, que acontece agora na próxima sexta-feira, dia 08 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. Acho que foi providencial marcar esta data na nossa querida cidade de Irati, onde eu nasci, vivi, aprofundei a minha fé, de onde fui enviado para o Seminário, onde me ordenei padre e passei muitas vezes para visitar a minha família e ajudar os padres nas celebrações em um final de semana ou outro”, comentou.
Antes de ser nomeado bispo, Monsenhor Odair havia sido designado para prestar serviços na Cúria Geral da Congregação da Missão, em Roma. Para ele, qualquer um dos trabalhos serviria para contribuir com a evangelização, porém ele optou pelo convite que considerou mais importante.
“São vários os trabalhos em uma diocese ou congregação. Eu recebi o convite, após o término do meu mandato de visitador provincial, do superior geral para trabalhar em Roma, na secretaria geral. Eu estava me preparando, começando a aprender italiano, tive a oportunidade de descansar um pouco e me organizar para a viagem a Roma, que seria no dia 07 de setembro. Estava tudo organizado, eu já estava aqui em Irati, me preparando, e 7 dias depois eu recebi uma videoconferência da anunciatura para dar a resposta. Eu não estava esperando, pois me preparei para uma outra situação, na congregação”, frisou.
Depois do chamado para ser bispo, tudo mudou na vida do sacerdote. “Quando o núncio ligou, o Papa já havia me nomeado para a Arquidiocese de Porto Alegre como um dos bispos auxiliares de lá. Conversando com ele, tive que dar sim, é um pedido do Papa. Eu fui chamado para um trabalho importante, mas tem um convite aqui que talvez esteja acima daquele que me foi feito, daí a minha resposta foi sim”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Escolha da Paróquia São Miguel – Por ser sua paróquia de criação, Odair escolheu a São Miguel para sua ordenação. “Não poderia ser em outro lugar. Quando eu conversei com o núncio, já tinha que definir data e local. Sendo assim, vai ser na minha cidade, mas local eu ainda não havia definido. Data, havia duas possibilidades: 08 de dezembro, festa da Imaculada, e 17 de dezembro, quando vou completar 23 anos de padre. Conversando com Dom Jaime, ele tinha um compromisso no dia 17 e então agendamos para o dia 08”, frisou.
Odair ficou sabendo que seria nomeado bispo no dia 31 de agosto, porém a notícia foi divulgada oficialmente somente no dia 20 de setembro. Até então, nem a família dele sabia da novidade. “Eu não falei e nem comentava com ninguém, e nem poderia. Foi uma expectativa para todo mundo, eles sabiam que eu estava em Roma, onde fiquei alguns dias, fui dia 07 e voltei dia 19 (de setembro). Quando eu cheguei, da minha família ninguém sabia, e só souberam no dia seguinte, na hora da publicação, no dia 20 de manhã, como todo mundo, e eu já estava em Curitiba”, pontuou.
Porto Alegre – Após a ordenação, o novo bispo vai para a Arquidiocese de Porto Alegre, comandada por Dom Jaime Spengler, que será um dos bispos ordenantes. Odair ficou uma semana na nova cidade para conhecer um pouco da igreja local e se apresentar para o clero. Lá, ele participou de uma reunião e se sentiu bem acolhido pela comunidade. O padre, que já trabalhou na Arquidiocese de Curitiba, afirma que a evangelização pode ser igual nas duas cidades e que apenas a cultura é diferente, o que não será nenhum obstáculo no trabalho do novo bispo.
“Onde você estiver, vai falar de Jesus Cristo, levar o Evangelho, a Boa Nova a todos os fiéis, às pessoas e a todos aqueles que estão sedentos da Palavra de Deus. A diferença eu acho que é a questão da cultura. Eu sou paranaense, e vou viver em uma realidade de uma cultura diferente, gauchesca, mas para mim isso não é nenhum obstáculo e não vou ter nenhuma dificuldade. Fui muito bem acolhido pelo povo, pelos padres e bispos e acredito que vai dar tudo certo neste novo trabalho que Deus me confia”, afirmou o sacerdote.
Agradecimentos – O sacerdote agradeceu a todas as pessoas que estão ajudando na organização do evento. Ele também convida a população para participar da celebração. “Vai acontecer no dia 08, às 19 horas, aqui na Paróquia São Miguel, muita gente virá de fora e u convido você do interior e de outras paróquias, da Nossa Senhora da Luz, os membros da Perpétuo Socorro e São João Batista. Tive a oportunidade de ir em um final de semana em cada paróquia para celebrar e fazer o convite pessoalmente. Reforço este convite a virem participar comigo, com a minha congregação, com os bispos que estarão aqui e com a minha paróquia no dia 08 de dezembro às 19 horas”, solicitou o futuro bispo.
Jantar – Logo após a celebração, haverá um jantar por adesão ao preço de R$ 55 por pessoa, a ser realizado no salão paroquial da Igreja Ucraniana Imaculado Coração de Maria. Os cartões estão à venda nas secretarias das paróquias. Mais informações pelo telefone ou WhatsApp da Paróquia São Miguel, 3422-6573.