Mulheres poderão consultar e fazer exames, como o preventivo, em horários alternativos, das 16h30 às 20h. Quem realizar o exame concorrerá a uma moto zero quilômetro/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
Unidade de saúde da Vila São João será um dos locais com atendimento noturno para exames preventivos contra o câncer de colo de útero. Foto: Paulo Sava |
Para incentivar as mulheres a realizarem o exame preventivo, a Prefeitura de Irati sorteará uma moto zero quilômetro, no valor de R$ 10 mil. O prêmio será custeado por empresas fornecedoras de insumos para a Secretaria de Saúde. Para concorrer ao prêmio basta fazer um cadastro. Não será necessário adquirir nenhum produto. A pessoa receberá um número para o sorteio, que será realizado no dia 1º de novembro.
As unidades de saúde que oferecerão atendimentos em horários diferenciados serão as unidades da Vila São João, Adhemar Vieira de Araújo, Saúde da Mulher (próximo ao estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm) e em Engenheiro Gutierrez. O atendimento será estendido até às 16h30 às 20h, nas terças, quartas, quintas e sábados.
Nessas unidades serão realizadas consultas médicas, preventivos, testes rápidos e atendimento odontológico. É preciso realizar agendamento nessas unidades para ter atendimento. “Nesses dias você pode procurar uma dessas unidades que você vai ter sua consulta médica, seu preventivo, teste rápido, atendimento odontológico. Então, procure nossas unidades que estamos esperando vocês”, disse a secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski Hassen, durante entrevista no programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá.
A secretária destacou que os exames são importantes para prevenir cânceres como o de mama e o de colo de útero. Ela chama a atenção para a necessidade de manter os exames em dia. “E o preventivo a gente precisa estar em dia. O câncer de colo de útero é um dos cânceres que mais matam no Brasil, então precisamos estar se prevenindo contra isso”, destaca.
A expectativa é que possa ter um aumento na quantidade de exames passando dos 134 atuais para 268, dependendo do critério médico. Contudo, a secretária também alerta que é preciso que as pessoas avisem, com antecedência de dois a três dias, caso não consigam fazer o exame agendado. Isso porque o não comparecimento no horário agendado faz com que a Secretaria de Saúde não consiga preencher o horário com outro paciente. “Se o paciente ele avisa com antecedência, podemos encaixar outro paciente. Se ela não avisa, não é cobrado, mas perde porque a gente tem uma cota. O preventivo nós temos uma cota pelo Estado, nós temos até 1.500 preventivos da região para marcar no laboratório. Se essas pessoas não comparecem, você acaba pegando a vaga de uma pessoa que está esperando e essa pessoa perde o dia. Porque também temos as clínicas e elas tem agenda. Eu marco hoje dez mamografias, se aparecer só oito, elas deixam de fazer aquelas duas e eu não consigo de imediato chamar mais duas, porque as pessoas têm que se programar também”, explica Jussara.
O aviso com antecedência pode ser feito nas unidades de saúde ou no setor de consultas especializadas.
Cronograma especial de atendimento nas unidades de saúde durante Campanha Outubro Rosa. Foto: Divulgação |
O aviso de antecedência também precisa ser feito nas cirurgias eletivas que estão sendo marcadas neste momento. Porém, neste caso, o aviso precisa ser feito uma semana antes. “Por favor, as pessoas que não querem fazer a cirurgia, acha que está em cima da hora, por favor, avise. “Não vou fazer”. Pelo menos com uma semana de antecedência para poder chamar o próximo. Essa cirurgia eletiva que nós ganhamos do estado, essa se não fazer, não podemos para o mês que vem – é um mutirão que o estado faz – colocar outras pessoas, então essas a gente perde. Não tem como controlar”, explica.