Organização reabre inscrições para interessados em expor produtos no rodeio de Irati

Pedido de inscrição pode ser feito até quarta-feira, 02, na sede da Secretaria de Indústria…

30 de junho de 2025 às 18h17m

Pedido de inscrição pode ser feito até quarta-feira, 02, na sede da Secretaria de Indústria e Comércio, no prédio da ACIAI/Paulo Sava, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

A equipe organizadora do rodeio de Irati reabriu o prazo para os empresários interessados em expor seus produtos no rodeio de Irati, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de julho, no CT Willy Laars. A solicitação pode ser feita até a próxima quarta-feira, dia 2, no prédio da ACIAI. O regulamento do evento, disponível em edital no site da Prefeitura, foi formatado para oferecer custos mais baixos para comerciantes iratienses.

Em 2025, a própria Prefeitura de Irati está fazendo a locação dos espaços durante o Rodeio. Até o ano passado, uma empresa terceirizada vinha sendo contratada para realizar este trabalho. Em entrevista à Najuá, a responsável por esse procedimento, Aline Cordeiro, que é coordenadora da Sala do Empreendedor, destacou que a organização tem um mapa do CT que mostra os locais já ocupados e os que ainda estão disponíveis para o empresariado.

Secretário de Indústria e Comércio, Oscar Muchau, e a responsável pelo cadastro dos comerciantes no rodeio de Irati, Aline Cordeiro, participaram do programa “Meio Dia em Notícias” da Super Najuá, onde contaram detalhes sobre as formas dos empreendedores realizarem a inscrição para expor produtos no evento. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

“Quando o pessoal vai fazer a inscrição, eles já olham onde estão os espaços locados e onde estão livres. Estamos chamando de rua principal, ou “Munhoz”, que eles chamam ali no CT, e estamos com quase todos os espaços adquiridos”, frisou.

Um dos setores que está com todos os espaços locados é o de barracas de vestuário, próximo à Praça de Alimentação do CT. Já a Praça de Alimentação ainda tem espaços disponíveis para instalação de trailers de lanches. Outro espaço com aproximadamente 30m² foi aberto para abrigar expositores. No entanto, Aline não soube informar quantos espaços poderiam ser disponibilizados naquele local. “A partir do momento em que a pessoa chega e faz a inscrição, vamos diminuindo deste espaço que temos livre. Eu não posso te dizer se temos cinco, quatro ou três, vai depender do tamanho da tenda ou do trailer da pessoa”, comentou.

Participantes

O secretário de Indústria e Comércio, Oscar Muchau, contou que aproximadamente 35 empresários iratienses e outros 16 de outras cidades irão expor seus produtos durante o rodeio. Isto pode trazer um grande retorno financeiro para o município. “Eu penso que, uma vez que os locais têm a oportunidade, que é o que estamos priorizando, sem deixar os regionais de fora, isto vai trazer um baita retorno para o município. As pessoas vão gastar com eles, que vão girar o comércio local, que é a nossa intenção principal”, pontuou.

No total, 50 empresas devem expor seus produtos no CT durante o rodeio, nos mais variados ramos. Entre eles, estão empresas do setor alimentício, bebidas, vestuário, moda country e gaúcha, brinquedos, sorvetes, entre outros segmentos. Destas, 35 já confirmaram presença. Aline contou como funciona o sistema para as empresas se inscreverem para participar do rodeio.

“É ali na sala da Secretaria de Indústria e Comércio, no segundo andar do prédio da ACIAI. Estamos solicitando o CNPJ, a Certidão Negativa Municipal e o Alvará Sanitário, no caso de produtos alimentícios, seria esta a documentação. Aí, fazemos uma ficha de inscrição onde a pessoa coloca a metragem da sua tenda ou trailer onde vai expor, e também a parte elétrica, a fritadeira ou o que vai utilizar para podermos arrumar os espaços para eles depois, organizar bem certinho”, afirmou.

Montagem das estruturas

As tendas, estandes ou trailers devem ser montados até o próximo dia 10 (quinta-feira), para que as vendas sejam iniciadas já na sexta-feira, 11, quando começa o 35° Rodeio de Integração Cidade de Irati. A organização deve criar um grupo de WhatsApp para tirar todas as dúvidas dos empresários em relação ao rodeio.

Taxas

Os valores das taxas a serem pagas pelos empresários para expor no CT durante o evento variam de acordo com o tamanho do lote a ser utilizado. O valor por metro quadrado é de uma Unidade de Referência do Município (URM), o equivalente a R$ 104,02.

Um lote de 9 m² custará R$ 936,18; já o preço de um espaço medindo 16 m² será de R$ 1.644,32, e um lote medindo 25m² tem um custo de R$ 2.600,50. Comerciantes de Irati terão 50% de desconto. Ou seja, os iratienses pagarão R$ 468,09 (9m²), R$ 832,16 (16m²) e R$ 1.325,00 (25m²). Segundo Oscar, oferecer o desconto foi uma forma de atrair o comércio iratiense para o evento.

“Pensamos em valores que acho que ficaram justos, e também não exploramos em termos de valor o pessoal da região, mas demos esta oportunidade para que o comerciante iratiense tenha uma vantagem a mais. Além disso, abrimos as inscrições e deixamos uma semana exclusivamente para os iratienses, a segunda semana foi para os regionais. Como houve uma sobra de espaço, estamos comunicando os comerciantes que estão abertas as inscrições até o dia 02, mas que venham o quanto antes, pois quem chega antes bebe água limpa”, comentou.

A organização do rodeio destinou cinco vagas para cada setor empresarial, segundo Aline. “Por exemplo, se fecharmos com cinco hamburguerias, já encerrou. Se tivéssemos fechado com cinco de Irati, já teríamos encerrado e não seria aberto para o pessoal de fora. O que eu posso dizer é olhando, para o pessoal ter uma dica se vai ou não vai, que está sem nenhum ainda é pizza. Eu vou dar uma dica que é um segmento que ainda não houve procura, e para espetinhos também temos vagas”, exemplificou.

Oscar solicita que os empresários mantenham uma identidade visual bonita e a higiene nos seus espaços durante o rodeio. “Gostaria que houvesse uma apresentação do seu negócio o melhor possível, porque quando tem algo assim mais bonito chama a atenção. O pessoal também vai observar as questões de higiene, limpeza e da forma de fazer os seus produtos. Caprichem, pessoal, porque este rodeio vai ser marcante”, afirmou.

Comerciantes iratienses interessados em participar do Rodeio podem se dirigir até a Secretaria de Indústria e Comércio, que funciona no 2º andar do prédio da ACIAI, na Rua Frei Jaime. Outra forma de contato são o WhatsApp (42) 99107-0283. Neste mesmo número, o comerciante pode solicitar o mapa para verificar os espaços que ainda estão disponíveis.

Preços no rodeio

O preço a ser praticado pelos comerciantes durante o rodeio deve ser atrativo para o público, segundo Oscar. “Nós fizemos o enxugamento de valores ao máximo para justamente ter lá na ponta um preço justo para que as pessoas sejam atraídas a estarem no rodeio. Nós acreditamos que todos os comerciantes que se inscreveram vão fazer o possível porque vai existir também uma concorrência interna, visto que não deixamos um item só aberto. Por exemplo, temos ainda espaço para vendas de pizzas: se aparecer um, ele vai pôr o preço que ele acredita ser viável. Agora, se ele puser muito alto, vai deixar de vender sua pizza, esta é a lei do comércio. Sabemos que, se eu tenho uma loja e quero abusar no preço, eu não vou ter clientes e vai acontecer a mesma coisa no rodeio. A questão de darmos este suporte, de cobrarmos um valor justo, que encontramos até mesmo para suprirmos algumas despesas, pois o rodeio traz muitas e temos que fazer esta conta ser equilibrada. Não podemos trazer um problema para os cofres públicos, e sim temos que fazer este equilíbrio. Queremos sim trazer as pessoas cobrando menos, mas deixar sem cobrar é complicado porque temos as despesas para a organização deste rodeio”, enfatizou.

Prazo

O prazo para pagamento das guias pelo uso dos espaços vai até o dia 03 de julho, próxima quinta-feira. Não há possibilidade de aumento de prazo ou de arredondamento de valores, segundo Aline. “Como foi feito pela Prefeitura, a gente tem que fazer conforme um regulamento, para todos ficarem de acordo e ser no mesmo segmento para todo mundo. Nós não podemos abrir o vencimento para um de uma forma, para outro de outra, é o que está no regulamento mesmo. Eu acredito que fica o mais correto e o mais transparente possível para todos”, ressaltou.

Preparativos

A prefeitura já está nos últimos preparativos para a realização do 35º Rodeio de Integração Cidade de Irati. O CT Willy Laars está recebendo melhorias na iluminação, pintura e limpeza das estruturas a serem utilizadas. Além disso, o gado que será trazido para as provas de laço também já foi definido. Um parque de diversões também deve ser instalado no local.

Invernada artística

Neste ano, também serão retomadas as provas da invernada artística do rodeio. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 04, pelo e-mail artisticarodeiodeirati@gmail.com.

Bailes e shows

Durante o rodeio, além das provas artísticas e campeiras, haverá também shows e bailes para a população. Na sexta-feira, 11, a dupla César Oliveira e Rogério Mello se apresenta em um show gratuito em palco aberto. Em seguida, será realizado o Baile de Patrão com o grupo Som do Sul, no Centro de Eventos do CT Willy Laars, com venda de mesas pelo WhatsApp (42) 99916-4971, com o Sidão.
No sábado, 12, haverá show gratuito em palco aberto com Bia Soczek. Logo após, terá um baile no Centro de Eventos do CT, com animação do grupo Portal Gaúcho, com venda de ingressos. Já no domingo, 13, haverá matinê para a Melhor Idade, com o Musical Novo Horizonte e um show de encerramento com o grupo Tchê Garotos, ambos gratuitos.

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