Organização do Rodeio garante controle do limite de som

Som alto é uma reclamação dos moradores da rua Camacuã há vários anos. Acordo prevê…

05 de julho de 2016 às 11h31m

Som alto é uma reclamação dos moradores da rua Camacuã há vários anos. Acordo prevê que o som seja reduzido a partir da meia-noite

Da Redação, com reportagem de Jussara Harmuch
Ano após ano, o volume excessivo do som durante o Rodeio da Integração é uma das principais reclamações dos moradores das imediações do CT Willy Laars, na rua Camacuã. O som alto é proveniente, de modo predominante, da narração das provas campeiras e de carros de visitantes. A organização do 28º Rodeio Crioulo Cultural de Integração garante que vai controlar horários em que o som alto será permitido no local do evento.
O diretor do Departamento de Turismo, Basílio Salomão, salienta que a narração de provas campeiras terá início, durante os dias do evento, a partir das 6h da manhã. “A partir da meia-noite, entramos em comum acordo para que o som seja diminuído. Mas o Rodeio de Irati é um evento muito grande, o som é controlado, mas não tem como parar, nem ser desligado”, diz.
Por ser um dos maiores rodeios do Paraná, a programação de provas campeiras costuma se estender madrugada adentro. O volume do som da locução, a partir desse horário, será diminuído, garante Salomão. Segundo ele, não há como prever o horário de encerramento das provas, pois depende do número de inscritos no Rodeio.

Acampamento dos jovens

Em compensação, no acampamento dos jovens, que costuma ser alvo de boa parte da reclamação dos moradores do entorno, o som será reduzido e deverá estar dentro do limite de decibéis estipulado pela Polícia Militar a partir das 22h e ser desligado completamente à meia-noite. Há uma cláusula específica no contrato de locação do espaço para o camping que determina o horário para a redução do volume do som e o horário para desligá-lo, acrescenta o diretor do Departamento de Turismo.
O controle do volume do som no período noturno será exercido, de modo conjunto, pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar.
Basílio observa, ainda, que neste ano os três bailes – de Patrão, de Peão e Domingueira – serão realizados no Park Dance, que é um local que cumpre a todas as exigências estabelecidas quanto às políticas de controle acústico.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.