Operação da PM desmantela ponto de tráfico e prende suspeitos em Irati

02 de janeiro de 2026 às 11h48m

Ação no bairro Jardim das Américas apreendeu grande quantidade de drogas, dinheiro, balanças de precisão e resultou no cumprimento de mandado de prisão/Paulo Sava, com informações da Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

A Polícia Militar do Paraná, por meio do 4º Comando Regional e da 8ª Companhia Independente, atendeu diversas ocorrências entre os dias 1º e 2 de janeiro de 2026 em Irati e municípios da região. Entre os atendimentos, o caso de maior gravidade foi uma ação de combate ao tráfico de drogas em Irati, que resultou na prisão de envolvidos, apreensão de grande quantidade de entorpecentes e cumprimento de mandado judicial.

Por volta das 19h, equipes da ROTAM e da Patrulha Maria da Penha realizaram uma operação no bairro Jardim das Américas, após receberem informações sobre a presença de um foragido do sistema prisional em uma residência já conhecida por denúncias anônimas relacionadas ao tráfico de drogas.

No local, o suspeito tentou fugir ao perceber a presença policial, mas foi acompanhado e contido. Durante a abordagem, os policiais visualizaram entorpecentes à vista no interior da residência, além de dinheiro em cédulas de pequeno valor. Outro morador também foi abordado, sendo encontrados mais entorpecentes e materiais utilizados para o preparo e acondicionamento de drogas.

Com a realização de busca domiciliar, foram apreendidas diversas substâncias ilícitas, entre elas crack, cocaína, haxixe e maconha, além de balanças de precisão e uma máquina de cartão, o que reforçou a caracterização de um ponto estruturado de venda de drogas. Durante a ação, uma terceira pessoa compareceu à residência e assumiu a propriedade dos entorpecentes, recebendo voz de prisão em flagrante. Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Irati, onde também foi dado cumprimento a mandado de prisão em aberto contra um dos detidos.

Além da ação contra o tráfico, a PM atendeu diversas situações no município. No bairro Lagoa, houve o cumprimento de mandado de prisão, quando um homem foi localizado em sua residência e encaminhado ao DEPEN de Irati.

Casos de ameaça, perturbação do sossego, incêndio em residência — provocado por um inquilino que fugiu do local — e lesão corporal em contexto de violência doméstica, no bairro Engenheiro Gutierrez, também foram registrados. Em algumas situações, os autores não foram localizados, e as vítimas receberam orientações quanto aos procedimentos legais.

Nos municípios atendidos pela companhia, a Polícia Militar também registrou ocorrências relevantes. Em Rebouças, foram atendidos casos de furto qualificado, ameaça contra mulher com histórico de violência doméstica, dano ao patrimônio e disparo de arma de fogo, este último sem que o autor fosse localizado.

Em Fernandes Pinheiro, um homem foi encaminhado à delegacia após se envolver em um acidente de trânsito, apresentar embriaguez ao volante — com resultado de 0,95 mg/l no teste etilométrico — e portar drogas para consumo pessoal.

Em Imbituva, a PM atendeu um grave acidente de trânsito, com capotamento de veículo, além de uma ocorrência de lesão corporal associada à violência doméstica, envolvendo agressões entre familiares e vizinhos.

No município de Ipiranga, uma rixa familiar em área rural resultou na apreensão de uma arma de fogo carregada, com registros vencidos, e na prisão do responsável por posse ilegal de arma, além do registro de ameaças e agressões.

Já em Ivaí, uma ocorrência de grande impacto envolveu violência doméstica e cárcere privado, onde uma mulher relatou quase duas décadas de agressões físicas e psicológicas. Dois autores foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Irati.

As ocorrências reforçam o trabalho contínuo das forças de segurança na região, com destaque para o combate ao tráfico de drogas e a repressão à violência doméstica, crimes que seguem entre as principais preocupações das autoridades policiais.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.