Oito vereadores de Irati mudam de partido durante janela partidária

Apenas Amauri Cézar Jacumasso, o “Cesão” (MDB) e José Renato Kffuri, o “Nato” (PSDB) permanecem…

11 de abril de 2024 às 20h48m

Apenas Amauri Cézar Jacumasso, o “Cesão” (MDB) e José Renato Kffuri, o “Nato” (PSDB) permanecem nas legendas em que estavam. José Ronaldo Ferreira, o “Ronaldão”, que está afastado para tratamento de saúde, continua no PSDB, onde é pré-candidato a prefeito/Paulo Sava

Vereadores Batatinha, Hélio de Mello, Nego Jacumasso, Terezinha Veres, João Henrique, Jorge Zen, Vera Gabardo e Wilson Karas trocaram de partido durante a janela partidária, encerrada na última sexta-feira, 05. Fotos: Assessoria Câmara

A janela partidária, encerrada na última sexta-feira, provocou uma verdadeira “dança das cadeiras” entre os vereadores de Irati. Dos dez parlamentares, oito migraram de legenda e apenas dois permanecem nos mesmos partidos que eles foram eleitos na eleição municipal de 2020.

Mudaram de partido Alcides Cezar Pinto (Batatinha), que saiu do PSD e migrou para o União Brasil; João Henrique Sabag Duarte (Doutor João Henrique), presidente interino da Câmara, que mudou do PV para o Progressistas; Hélio de Mello, deixou o PV e ingressou no PL; Jorge Zen, que saiu do PSDB e agora está no MDB; Leomar Jacumasso (Nego), deixou o PSD e foi para o PSDB; Teresinha Miranda Veres, que saiu do Podemos e foi para o PL; Vera Maria Gabardo, que se transferiu do PV para o MDB; e Vilson Karas, que migrou do PSDB para o PL.

Apenas Amauri Cézar Jacumasso, o “Cesão” (MDB) e José Renato Kffuri, o “Nato” (PSDB) permanecem nas legendas em que estavam. José Ronaldo Ferreira, o “Ronaldão”, que está afastado para tratamento de saúde, continua no PSDB, onde é pré-candidato a prefeito.

Vereadores Ronaldão, Cesão Jacumasso e Nato Kffuri não trocaram de partido. Fotos: Assessoria Câmara

Em contato com nossa reportagem, a vereadora Vera Maria Gabardo disse que resolveu mudar de legenda porque o PV, sua antiga legenda, decidiu seguir outro caminho para as eleições municipais deste ano.

“Eu, como sou fiel ao grupo da doutora Ieda (Waydzik, que migrou recentemente para o PSDB e se declara pré-candidata à Prefeitura) e do prefeito Jorge Derbli, eu iria para o PSD. Mas, devido às atuais circunstâncias, que o grupo da doutora Ieda não ficou com este partido, então estou aliada ao MDB, que é um partido que condiz com a forma de governo deste grupo. Estou filiada ao MDB e como grupo da doutora Ieda”, frisou.

A saída de Jorge Derbli da presidência provisória do diretório municipal do PSD em Irati motivou a saída do vereador Leomar Jacumasso (Nego), que migrou para o PSDB, cujo diretório é presidido pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Luiz Antônio Andreassa (Ico).

“Saiu muita gente junto, o Jorge Derbli já tinha a chapa pronta para vereadores, tinha bastante nomes bons. Eu acabei saindo do PSD por esta insegurança. Em conversa com o Emiliano (Gomes, presidente da provisória do partido e pré-candidato à prefeitura), ele me apresentou três nomes de candidatos. Tem esta segurança de uma chapa pronta para disputar o Legislativo. É preciso ter 11 nomes, e conhecendo bem o Ico Andreassa, pessoa séria e honesta, ele me fez o convite para entrar no PSDB”, contou Nego, em contato com nossa reportagem.

Em áudio encaminhado à nossa reportagem, o vereador Alcides Cezar Pinto [Batatinha] disse que migrou para o União Brasil por conta da possibilidade de renovação dos nomes na política iratiense.

“Queremos trazer novas pessoas, novos nomes, para que estejam nesta nova safra de quem quer trabalhar e fazer diferença na nossa cidade. Foi com este propósito que entrei no União Brasil com um projeto de trazer novos nomes. Dentro da coligação, tem novos pré-candidatos, com nomes bons, pessoas conhecidas na sociedade iratiense, pessoas de bem e de boa índole. Agradeço ao time do PSD que esteve comigo durante todo este tempo e compreenderam nosso propósito dentro da política de trazer a juventude”, contou.

Já o vereador Jorge Zen mudou para o MDB a convite do presidente do diretório municipal, o advogado Josué Hilgemberg, por conta da postura política do partido.

“Eu fui avaliar, tivemos várias reuniões antes das filiações, inclusive com vários pré-candidatos dentro do MDB, onde pudemos opinar. Todos nós opinamos e tivemos voz dentro do partido, o que é mais importante. Avaliamos números, é uma chapa completa de vereadores e todos disputam de igual para igual. O tempo de rádio que o MDB tem é bom porque tem a segunda maios bancada de deputados federais. Há também alguns projetos meus que se alinham ao MDB. Então, esta foi a mudança que eu fiz”, comentou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

A vereadora Teresinha Miranda Veres não quis se manifestar neste momento sobre a troca de partido do Podemos para o PL porque está resolvendo problemas familiares. O presidente interino, João Henrique Sabag Duarte, também não quis falar sobre a migração para o Progressistas. Nossa reportagem aguarda retorno do vereador Wilson Karas para que ele possa expor os motivos pelos quais trocou o PSDB pelo PL durante a janela partidária.

Reeleição – Alguns dos atuais vereadores também confirmaram à nossa reportagem que pretendem concorrer à reeleição para a Câmara. Entre eles, estão o presidente interino João Henrique, as vereadoras Vera Gabardo e Teresinha Miranda Veres, Nego Jacumasso e Cezar Batatinha. Já o vereador Nato Kffuri aguarda uma definição do PSDB sobre sua pré-candidatura. O vereador Hélio de Mello pretende concorrer a uma vaga no Executivo, seja como pré-candidato a prefeito ou vice. Ele confirmou este desejo em entrevista durante o programa Meio Dia em Notícias desta quinta-feira, 11.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.