Odilon esclarece situação do Rodeio de Irati

Atividades serão mantidas.Baile de peão, que acontece na noite deste sábado, 11, foi transferido para…

11 de julho de 2015 às 12h56m

Atividades serão mantidas.Baile de peão, que acontece na noite deste sábado, 11, foi transferido para o Park Dance

Paulo Henrique Sava

As atividades do Rodeio de Irati serão mantidas neste final de semana. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati, o baile de peão, que seria realizado no galpão do CT Willy Laars, foi transferido para o Park Dance. A animação será do Grupo Marcação.

Em entrevista a Najuá, o prefeito de Irati, Odilon Burgath (PT) falou sobre a liminar expedida na noite desta sexta-feira, 10, pela juíza Maria Serra de Carvalho, e divulgada pelo portal G1, que determinava o cancelamento imediato do evento, sob pena de multa de até R$20 mil por dia. De acordo com a decisão, o local não oferece segurança para os frequentadores. O prefeito conta que foi surpreendido com a notícia sobre a liminar. Ele afirmou também que o município não havia sido notificado.

“Conversei com o nosso procurador, Ulysses de Matos, pela manhã, a respeito de algumas situações que o Corpo de Bombeiros repassou ao Ministério Público, o que me causou certa estranheza”, declarou Odilon.

O prefeito de Irati informou também que o vice-prefeito, Oscar Renato Berger (PT), também não havia sido informado sobre os problemas no CT Willy Laars. Além disso, Odilon relatou que toda a documentação com as adequações necessárias foi entregue ainda na manhã deste sábado, 11.

Barracão onde acontecem os bailes

O prefeito ressaltou ainda que o principal ponto que apresentava problemas era o barracão de baile, porque, de acordo com a interpretação do secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Sandro Podgurski, o local abriga apenas 3 mil pessoas. Entretanto, uma declaração assinada pelo secretário, que também é engenheiro civil, bastaria para obter a liberação para a realização de eventos. “O Corpo de Bombeiros não entendeu desta maneira, a interpretação do Major, de Ponta Grossa, foi de que se consideraria o público total do evento. Houve uma interpretação diferenciada da NPT 41 por parte do Corpo de Bombeiros e da prefeitura, mas são situações pontuais que nesta manhã, quando reassumi o cargo, toda a documentação foi apresentada, tem toda uma vistoria do que nós já adequamos. Apresentando tudo isto, oficialmente nós não fomos intimados de nada”, declarou Odilon.

De acordo com o prefeito, apenas o galpão do CT apresentou problemas. O restante do parque de rodeios passou por readequações recentes, desde a pavimentação da Rua Camacuã, que dá acesso ao local, até a recuperação de toda a infraestrutura, como banheiros, palco para a invernada artística e as pistas de laço e de gineteada. “Nós estamos esperando a todos os iratienses e a todas as famílias da nossa região”, destacou.

De acordo com Odilon, a mudança do baile de peão do CT para o Park Dance não estava prevista no início. “Foi em virtude destas situações, as quais eu vou discutir com o comando do Corpo de Bombeiros durante a semana. Isto me causou estranheza porque ocorreu às vésperas do evento, com tudo marcado. Nós vamos dialogar para saber o que aconteceu. Nós temos que ter tempo hábil para certas situações, mas, mesmo assim, estamos realizando as adequações. Se houve este diálogo na manhã de hoje (11), ontem ou em dias anteriores, ele também poderia ter ocorrido”, comentou.

Documentação

Odilon destacou que toda a documentação necessária, inclusive o Programa de Segurança, foi entregue ao Corpo de Bombeiros pela manhã. “O ambiente do CT Willy Laars é totalmente seguro, é aberto e vem de muitos anos. Nós ainda implementamos mais mudanças neste ano, melhorias foram feitas nos barracões, no próprio salão de bailes, então o ambiente é totalmente seguro”, apontou.

Sobre a falta de um hidrante, apontada como um dos principais motivos para a expedição da liminar que cancelava o rodeio, Odilon afirmou que foram feitas várias licitações, mas como não houve empresas interessadas na instalação do equipamento, a Prefeitura acabou fazendo a aquisição e a instalação com recursos próprios. “Com base nas licitações desertas, nós utilizamos o que diz a norma técnica 41 do Corpo de Bombeiros, que diz que, em locais com capacidade de menos de 3 mil pessoas, bastaria a responsabilidade técnica do engenheiro, mas o Corpo de Bombeiros não entendeu desta forma, e para não causar mais problemas, conversamos com os CTG’s e decidimos transferir o baile para o Park Dance”, informou Odilon.

Segundo o o prefeito, situações pequenas, envolvendo as barracas da praça de alimentação, também foram resolvidas na manhã de hoje.

A programação do 27º Rodeio Crioulo de Integração Cidade de Irati segue neste domingo, 12, com a realização das provas campeiras e artísticas.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.