Obra do condomínio do idoso não tem previsão de ser retomada

Assessoria da Cohapar informou à Najuá que ainda não há data prevista para publicar o…

24 de março de 2023 às 20h14m

Assessoria da Cohapar informou à Najuá que ainda não há data prevista para publicar o edital da licitação, que definirá a empresa que vai concluir a obra paralisada com 33,16% do cronograma executado/Texto de Rodrigo Zub

Obras do Condomínio do Idoso estão paralisadas desde 14 de setembro de 2022. Foto: Paulo Henrique Sava

A obra do condomínio do idoso na Vila São João, em Irati, não tem previsão de ser retomada. Uma nova licitação será realizada para definir a empresa que vai concluir os serviços, que foram paralisados em 2022. Porém, ainda não há uma data definida para isso ocorrer.

O contrato com a construtora que estava executando o projeto foi rescindido no dia 14 de setembro do ano passado, conforme afirmou o Diretor de Obras da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), André Bueno, em contato com a nossa reportagem. “A partir deste momento, a Cohapar está em processo de licitação e isso envolve o levantamento até onde a obra estava pronta, na faixa de 33,16%. Depois o levantamento vem para orçamento, nós temos que fazer o termo de referência, lançar o edital e fazer uma nova licitação. Isso não depende da Cohapar. Aconteceu de a empresa não concluir a obra. Nos pegou de surpresa, mas nós temos que agir. A Cohapar tem o dinheiro garantido, está aqui para fazer essa obra e concluir, mas nós temos que seguir os ritos que o poder público exige de fazer ampla divulgação, fazer o edital de licitação e que muitas empresas possam participar para poder ganhar a licitação e concluir a obra”, explica André.

Em nota encaminhada à Najuá no dia 25 de outubro de 2022, a assessoria da Cohapar havia dito que a previsão era que os trabalhos fossem retomados no primeiro trimestre de 2023, o que não se confirmou. “Devido aos prazos legais inerentes a uma licitação, a expectativa é de que o serviço seja retomado no primeiro trimestre de 2023. A equipe técnica da Cohapar está trabalhando atualmente na verificação do estágio atual de construção do empreendimento para definição do orçamento remanescente e definição de um novo cronograma de obras”, diz um trecho da nota, que foi publicada há quase cinco meses.

Quer receber notícias pelo whatsapp?

A empresa que estava realizando a obra alegou que não tinha condições financeiras para prosseguir os trabalhos, principalmente em função do aumento do custo dos materiais, que ocorreu durante a pandemia de Covid-19. “Irati tivemos o problema com a empresa, a empresa não pode continuar na obra por motivos particulares e alegou a dificuldade de aumento dos materiais na pandemia. Subiram os valores dos materiais e ela [empresa] teve dificuldade para terminar a obra. Esse contrato foi rescindido em 14 de setembro de 2022”, relata o diretor da Cohapar.

Um novo levantamento de preços terá que ser feito para definir o valor necessário para conclusão da obra. Na sessão da Câmara de Irati realizada no dia 28 de fevereiro, a vereadora Vera Gabardo (PV) apresentou um requerimento à prefeitura solicitando informações sobre a paralisação das obras do Condomínio do Idoso.

Confira mais fotos da atual situação do condomínio do idoso na Vila São João. Imagens: Paulo Sava

Em contato com a nossa reportagem, Vera justificou que uma obra parada gera mais custos ao município e que pode ser alvo de vandalismo ou furto dos materiais de construção. A vereadora também solicita que seja concluída uma rua em frente ao Condomínio do Idoso para facilitar o deslocamento dos moradores do Conjunto Joaquim Zarpellon e outros bairros até o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), José Maria Orreda. “A gente está questionando o Executivo para ter uma posição. Uma resposta através da secretaria de Habitação. Nós sabemos que eles estão correndo atrás, mas a população precisa saber se tem uma data certa para o término da obra. Tem muita gente carente de moradia, então nós precisamos dessa obra finalizada. O idoso está precisando sim, ficar acomodado no seu espaço”, disse Vera.

No pedido de informações protocolado no dia 1º de março, a vereadora solicitava a justificativa da obra ter sido paralisada e se existe previsão de retomada e conclusão da construção. Até o momento, o Executivo ainda não encaminhou resposta da solicitação feita pela vereadora, conforme informado pela assessoria da Câmara Municipal.

Vale salientar que a obra é de responsabilidade do governo estadual. O Condomínio do Idoso será construído por meio do programa Casa Fácil Paraná, na modalidade Viver Mais, que atende pessoas na faixa da terceira idade. O projeto prevê a construção de 40 moradias no terreno doado pela prefeitura, que fica na área onde está localizado o Parque da Vila São João. As obras começaram no fim de 2020 e deveriam ter sido finalizadas até junho de 2021.

“É um condomínio que resgata a dignidade do idoso, são 40 casas. Muitas vezes numa situação vulnerável, eles não contam mais com os filhos e as famílias acabam indo para o condomínio onde tem o convívio com idosos, área de convivência e horta suspensa. É um programa muito bonito. O Estado do Paraná e a Cohapar já inauguraram alguns condomínios, exemplos de Foz do Iguaçu, Cornélio Procópio, Jaguariaíva, Prudentópolis e nós tínhamos a mesma expectativa para Irati”, disse André, que garantiu que o dinheiro necessário para concluir a obra já está garantido.

O condomínio do idoso de Irati também contará com ambulatório, academia ao ar livre, biblioteca, sala de informática, salão de festas, horta comunitária e quiosques de jogos. Os beneficiários do projeto serão pessoas com 60 anos, sozinhas ou em casal, com renda de um a seis salários mínimos. Quem for selecionado pagará um valor mensal de 15% de salário mínimo. A ocupação é por tempo indeterminado e, após a desocupação, as unidades serão direcionadas para outras pessoas cadastradas na lista de espera, conforme prioridade de atendimento.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.