Denúncias devem contar com algum tipo de prova, como fotos, documentos, gravações, imagens e indicação de testemunhas do fato
Gazeta do Povo
O Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR) já está recebendo denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais. Tentativas de compra de voto, uso de bens e serviços públicos por candidatos, propaganda irregular e outras práticas vedadas pela legislação eleitoral podem ser denunciadas pelo e-mail denuncia@comite9840pr.org.br ou pelo telefone (41) 3250-5888.
Segundo a assessoria de comunicação da OAB-PR, as denúncias devem contar com algum tipo de prova. São válidas fotos, documentos, gravações, imagens, indicação de testemunhas do fato e tudo o que possa evidenciar claramente que houve uma situação de corrupção eleitoral. Outras informações sobre a atuação do comitê estão disponíveis no site do órgão.
O comitê já está funcionando também nas Subseções da OAB em Paranavaí, Maringá, Londrina e Guarapuava. Em 2012 foram criados 22 comitês no Paraná e encaminhadas 250 denúncias ao Ministério Público. “Por conta das denúncias encaminhadas foram aplicadas multas aos candidatos e houve até caso de perda de direitos políticos por candidatos infratores”, diz Zuleika Giotto, presidente da Comissão de Responsabilidade Social e Política da OAB Paraná.