Até quinta-feira quase 46 mil pessoas haviam sido recenseadas durante o Censo do IBGE. Estimativa é que a coleta de dados seja finalizada com pouco mais de 61 mil moradores em Irati/ Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
Cerca de 75% da população iratiense estimada já foi recenseada durante o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os principais locais que ainda serão visitados pelos recenseadores estão na área rural, como é o caso das localidades de Gonçalves Junior, Guamirim e Itapará. Na área urbana de Irati, as visitas já foram iniciadas em todos os bairros, mas há ainda setores que precisam ser finalizados.
Até quinta-feira (10), 45.954 pessoas haviam sido recenseadas, sendo que o número de domicílios particulares visitados foi de 19.948 até aquele dia. “Esse número corresponde a todas as pessoas que já receberam visitas aqui em Irati e, também, as casas de pessoas ausentes, mas que conseguimos o número de moradores. Isso são todas as casas e todos os setores que já foram feitos até o momento”, explica a agente censitária municipal do IBGE, Ana Paula Ansolin.
Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?
A previsão inicial era terminar a coleta no final de outubro, mas o prazo de três meses de trabalho foi postergado para o final de novembro. “Eu acredito que nós vamos conseguir fechar. Nós temos oito setores ainda que não foram iniciados, que pega a parte do Itapará, Gonçalves Junior e de Guamirim, alguns setores dessas três localidades. Em andamento, estamos com 46 [setores], tirando os que já foram finalizados. Acho que conseguimos, com o número de recenseadores que temos, finalizar o Censo até o final desse mês”, disse Ana Paula.
A estimativa realizada pelo IBGE é que Irati tenha pouco mais de 61 mil habitantes. Segundo a agente censitária, o número de habitantes não deve ser muito diferente da estimativa feita anualmente, mas pode aumentar levemente. “O que aconteceu muito é que muitas pessoas se separaram da casa dos pais, fizeram sua casa própria, então a quantidade de casas aumentou bastante, mas a quantidade de pessoas não foi tanto assim”, explica. O aumento maior será em comparação a 2010, quando o IBGE havia registrado 56.207 pessoas em Irati.
O Censo 2022 também permitirá a visualização da quantidade de pessoas em cada bairro no município. “Lembrando que esse ano teve uma reformulação nos bairros também aqui Irati. Todos os setores ficaram bem separados por bairros. Uma grande novidade, que eu acredito que no censo passado não existia, é que nesse ano vamos poder saber quantas pessoas por bairro existem. Além de saber a estimativa da cidade no todo, por bairro, quantas pessoas tem. Isso ajuda principalmente para as políticas públicas, em relação à escola, saúde, ao que vem de recurso para a cidade e qual o bairro precisa mais”, conta a agente censitária.
Ao final do Censo, também será possível observar algumas mudanças territoriais que Irati passou dentro da área urbana. “Nessa nova reformulação, alguns bairros, como o Ouro Verde, não é mais Ouro Verde. Ele virou Jardim Califórnia. Tiveram algumas configurações que juntou dois bairros que conhecíamos antes e agora ficou com um nome só. Vamos poder se adaptar melhor a essa nova estruturação que a cidade fez e também à quantidade de pessoas”, explicou Ana Paula.
As visitas dos recenseadores nas residências em Irati não têm registrado problemas recentemente e a ausência de moradores nas residências tem diminuído. No momento, a dificuldade dos recenseadores está no acesso aos bairros. “Tem bairro que tem bastante cachorro nas ruas, para você ir a pé ou de moto, que é o melhor modo que os nossos recenseadores fazem de locomoção, isso acaba atrasando um pouco, prejudicando um pouco. Mas no geral, também está mais tranquilo. A parte do interior, eles são bem receptivos, então conseguimos fazer as entrevistas bem rápido. Encontrar todo mundo em casa também. A nossa taxa de ausência está bem baixa, bem dentro do que já esperávamos”, afirma Ana Paula.
As casas onde foram registradas ausências de moradores na hora da visita, serão visitadas novamente pelos supervisores do Censo 2022 em dezembro. “A coleta do Censo, nós pretendemos finalizar esse mês, mas ainda temos as ausências e essas ausências, vamos usar os ACS, vamos estar reabrindo setores para ir atrás dessas ausências. O mês que vem ainda haverá uma coleta, mas só nesses pontos de ausência”, conta.
Atualmente, são 35 recenseadores atuando nas visitas. O processo havia começado com 45 recenseadores, mas alguns desistiram e o IBGE chegou a divulgar a abertura de novas vagas. Porém, ao final do processo, não foi necessário um aumento da equipe.
Mais informações sobre como está o processo podem ser obtidas no IBGE em Irati, pelo telefone (42) 3422-2013. Também é possível acessar o site especial para o Censo 2022 pelo endereço censo2022.ibge.gov.br.