24 novos radares foram instalados na área de concessão da Via Araucária nas BRs 277, 373 e 376 em trechos que passam pelas cidades de Campo Largo, Curitiba, São Luiz do Purunã, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Prudentópolis, Araucária e Lapa/Texto da Redação, com informações assessoria da Via Araucária

A concessionária Via Araucária divulgou nesta semana que 24 radares novos radares entram em funcionamento a partir do dia 27 de fevereiro (quinta-feira) em trechos das BRs-277, 373 e 476. Os radares ficam nas cidades de Campo Largo, Curitiba, São Luiz do Purunã, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, Prudentópolis, Araucária e Lapa. O limite de velocidade varia de acordo com as características de cada trecho, podendo ser de 60 ou 80 km/h.
Os pontos onde foram instalados os radares foram definidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em virtude de estudos técnicos, que consideram fatores como número de faixas, traçado da via e número de acidentes. A implantação dos equipamentos foi feita pela Via Araucária, que também é responsável pela manutenção dos dispositivos.
Já a sinalização horizontal e vertical foi implantada pela concessionária de acordo com normas técnicas e manuais de engenharia viária, com aprovação prévia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A agência também fiscaliza o cumprimento do contrato de concessão, incluindo a correta instalação dos radares.