Mikail Moss Horodecki assumiu a Delegacia de Imbituva no lugar de Thiago Andrade, que foi para a Região Metropolitana de Curitiba. Thiago França Nunes foi deslocado para Rebouças, no lugar de Gabriel Marinho, que assumiu a delegacia de Irati/Paulo Sava
Dois novos delegados assumiram as delegacias de Imbituva e Teixeira Soares na última semana. O pontagrossense Mikail Moss Horodecki saiu de Curiúva, próximo a Telêmaco Borba, e assumiu a Delegacia de Imbituva no lugar de Thiago Andrade, que foi para a Região Metropolitana de Curitiba. Já o mineiro Thiago França Nunes foi deslocado de Pontal do Paraná e chegou nesta quarta-feira, 31, na Delegacia de Rebouças, que até então era comandada por Gabriel Marinho, nomeado como delegado-chefe da Delegacia de Irati.
Em entrevista à Najuá, Mikail destacou que espera desenvolver um bom trabalho na área de abrangência da Delegacia de Imbituva, que também abrange os municípios de Ivaí e Guamiranga. “Esperamos desenvolver um bom trabalho, dando continuidade na nossa forma de trabalhar já adotada em Curiúva”, frisou.
Thiago optou pela delegacia de Rebouças por conta da equipe, que ele considera muito competente. Ele também levou em conta a parceria da Polícia Civil com o Ministério Público (MP) e o Judiciário no município. “Eu optei por vir aqui para a região justamente por saber que havia uma equipe muito boa aqui na Polícia Civil, e tem um Judiciário e um Ministério Público que atuam em parceria com a delegacia. A população também tem uma cultura boa e uma receptividade. Estou gostando da região e estes foram os motivos pelos quais eu optei em vir para cá”, comentou.
O novo delegado de Rebouças está há um ano e meio na Polícia Civil. Thiago conta que a taxa de homicídios no litoral é mais alta por conta das brigas entre organizações criminosas. “Aqui me parece ter um trabalho melhor a se fazer, com investigações que não envolvam tantos crimes violentos”, frisou.
As duas delegacias deixaram de contar há alguns anos com carceragem, uma vez que a questão da custódia de presos passou a ser de responsabilidade do Departamento Penitenciário, com unidade em Irati. Thiago avaliou como satisfatória a estrutura da Delegacia de Rebouças.
“Nós tendemos sempre a melhora o local por onde passamos. Eu fiz uma reforma média na Delegacia de Pontal, alterei bastante a estrutura, que melhorou muito, tanto para a população quanto para os internos, servidores e policiais. Aqui em Rebouças, visualizei algumas situações que eu gostaria de melhorar. Eu pretendo ficar em Rebouças e não só passar. Aqui é satisfatório, conseguimos realizar um bom trabalho. Temos celas provisórias, mas logo nós mandamos os presos para outras cidades e encaminhamos para o Depen. Isto auxilia o nosso trabalho de não ter que ficar aqui cuidando de presos e sim investigando, o que, para a população, é muito bom. Normalmente encaminhamos os detentos para Irati, mas a depender do que o Depen pede, fazemos remoção para outro local”, frisou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Já a delegacia de Imbituva conta com aproximadamente 10 profissionais, entre investigadores, atendentes e responsáveis pela manutenção. Mikail elogiou a estrutura do prédio da delegacia, apesar de estar aquém do ideal. O delegado também avaliou de forma positiva o fato de a estrutura não contar mais com carceragem. “Isto foi um grande salto no desenvolvimento da Polícia Civil porque tirou a custódia dos presos da Polícia Civil para que ela efetivamente se dedicasse à sua atividade fim, que é a investigação de crimes”, pontuou.
Em Rebouças, apesar de não ser grande, a equipe da Delegacia é muito competente, de acordo com o delegado Thiago. “A equipe não é grande, a cidade é pequena, mas a equipe é muito boa e qualificada. Eu tenho muito a agradecer pela equipe que eu tenho aqui. Já no primeiro trabalho de local de crime, todos foram até lá para auxiliar, cada um fazendo o seu papel. Realmente é uma primeira impressão muito boa que eu tenho da equipe e eu espero fazer um excelente trabalho com eles”, destacou.
Combate ao crime – Mikail descreveu o cenário encontrado por ele em relação aos crimes em Imbituva. “Notamos um problema de violência mais acentuado no município de Ivaí, para o qual vai ser dada uma atenção especial. Há bastante ocorrência de tráfico de drogas e motos adulteradas. Já fica um recado para a população que tenha eventualmente comprado ou pretende comprar uma moto abaixo do preço de mercado com alguma adulteração. Nestes casos, quando ocorre a autuação em flagrante, não se permite o arbitramento de fiança pela autoridade policial, então o indivíduo certamente será preso”, destacou.
Outro alerta do delegado está relacionado à falsa venda de veículos pelas redes sociais. Ele pede a atenção das pessoas em relação a estas situações. “A pessoa deve efetuar o pagamento somente na conta da pessoa que está anunciando fisicamente e jamais realizar uma compra virtual em um site que não seja de confiança”, solicitou.
O tráfico de drogas está entre os principais alvos da Polícia Civil de Imbituva, de acordo com o delegado Mikail. “O tráfico de drogas é um problema social, que causa inúmeros crimes satélites, como furtos em geral, que decorrem da dependência química dos usuários, além de outros homicídios, quando as facções resolvem se enfrentar. Com certeza, vai ter uma repressão em cima do tráfico de drogas”, comentou.
Apoio da comunidade – O apoio da população no que diz respeito às denúncias também é importante para a Polícia Civil, segundo Thiago. “Eu sempre falo nas entrevistas que tem o canal 197 da Polícia Civil, o canal 181, disque denúncia da Polícia Militar, e os canais de WhatsApp da Delegacia. Quem quiser vir à Delegacia, será muito bem-vindo. Eu costumo dizer que quem não é bem-vindo na Polícia é – ladrão, o homicida, o criminoso em geral. Já a população é muito bem-vinda na delegacia e será bem recepcionada aqui”, finalizou.
Contatos – O contato de WhatsApp da Delegacia de Rebouças é (42) 3457-1630. A delegacia fica na Rua José Afonso Vieira Lopes, 523, no centro da cidade. Em Imbituva, a Delegacia está localizada na Rua Capitão Edson Graeser, 44, no centro. Os telefones para contato são (42) 3436-1177 ou 3436-2087.