Novo processo licitatório para conclusão do Centro da Juventude ocorre em março

Empresa vencedora da licitação ocorrida em junho de 2015 descumpriu prazos estabelecidos pela Administração municipal…

26 de fevereiro de 2016 às 10h48m

Empresa vencedora da licitação ocorrida em junho de 2015 descumpriu prazos estabelecidos pela Administração municipal e contrato foi cancelado

Da Redação

Ordem de serviço foi assinada em junho de 2015

Em junho de 2015, uma comitiva de Irati formada pelo prefeito Odilon Burgath, o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Sandro Podgurski e a secretária de Assistência Social, Karen Quoos Seidl esteve em Curitiba, onde foi assinada a ordem de serviço para retomada da obra do Centro da Juventude.  Na época, Odilon ressaltou que a administração municipal não mediu esforços para que as obras fossem retomadas. “Depois de muito trabalho de toda a nossa Secretaria de Engenharia e a de Planejamento fazer as adequações para o Centro da Juventude, essa planilha já estava com o governo desde o ano passado e agora estamos com a assinatura da ordem de serviço para que as obras iniciem, porque a licitação já foi realizada”, comentou.

{/block} A Prefeitura de Irati anuncia que em março deve ocorrer novo certame para definir a empresa que vai concluir as obras do Centro da Juventude Nagib Harmuch. A construção hoje está com 74% dos trabalhos concluídos. O valor estimado para finalizar a obra é de R$ 722.603,10. O projeto prevê 2.545,37m² de área construída, com diversos ambientes como piscina, biblioteca, quadra de esportes, pista de skate, lan house, cozinha, cinema, entre outros dispositivos voltados ao lazer. Somado ao investimento já realizado, o valor total da obra chega a R$ 2.701,082,47.

Em junho do ano passado, com autorização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU), a Prefeitura abriu novo certame licitatório para a retomada da obra. No entanto, a empresa vencedora da licitação não cumpriu os prazos estabelecidos pela Administração, sem realizar os serviços necessários para o andamento das obras. Ainda em novembro do ano passado, a licitada solicitou paralisação do contrato para uma nova discussão de planilhas,alegando que o vandalismo e as intempéries tinham aumentado o valor final da obra. O prazo não foi concedido pela Prefeitura.

O secretário municipal de Finanças, Luiz Valdir Slompo de Lara, em entrevista ao Meio Dia em Notícias no início desta semana, observa que, em relação ao Centro da Juventude Nagib Harmuch, paralisado desde abril de 2012, se desenrolou uma longa negociação entre os governos municipal e estadual até que, em junho do ano passado, houve a sinalização positiva para que se desse conclusão à obra, através de uma nova licitação. A construção estava quase pronta quando a execução estagnou.

Slompo acrescenta que esta obra não é de responsabilidade da Prefeitura e, sim, do Governo Estadual. “O Governo do Estado quer que o Município arque com o ônus das avarias e da depredação que ocorreram com o tempo. O Município até que concordou – embora não achando justo – para que a obra não ficasse parada. Veio o processo licitatório, a empresa ganhou e, como infelizmente o dinheiro não está na conta e a credibilidade do Governo do Estado deixa a desejar, a empresa não quis executar a obra. Ela está, inclusive, sendo notificada judicialmente, encerrando o contrato e recebendo todas as penalidades. O município não pode assumir ônus de mais essa obra”, afirma.

O vereador Antonio Celso de Souza – Xoxolo (PSD) contesta as afirmações e diz que conversou com a então secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, em Curitiba, no ano passado, que teria afirmado que os recursos estavam disponíveis e que a ordem de serviço para a conclusão da obra fora assinada. 

Slompo, por sua vez, retruca que “ninguém mais do que o prefeito municipal tem interesse que se conclua não só essa, como outras obras do Estado que estão paradas”. Ele se comprometeu a encaminhar para a Câmara, tão logo fique pronto, um dossiê que pretende elaborar, juntamente com o secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Obras, Sandro Podgurski, com um levantamento sobre a situação de todas as obras do Estado que permanecem paralisadas no município de Irati.

Fotos do Centro da Juventude: Jussara Harmuch

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.