Novo presidente da Câmara é contra aumento de salários de vereadores de Irati

Vereador José Ronaldo Ferreira (PSDB), o Ronaldão, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de…

27 de dezembro de 2022 às 21h48m

Vereador José Ronaldo Ferreira (PSDB), o Ronaldão, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Irati na última semana. Ele destacou ser contra aumento apenas para vereadores, mas favorável para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais/Karin Franco, com reportagem de Paulo Henrique Sava

José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão (PSDB), foi eleito presidente da Câmara de Irati para o biênio 2023-2024. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Irati, vereador José Ronaldo Ferreira (PSDB), mais conhecido como Ronaldão, destacou que é contra o aumento de subsídios para vereadores, mas é favorável ao aumento para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Ronaldão foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Irati para o biênio 2023-2024 na última semana.

Um dos temas que deverá enfrentar no início do seu mandato nas primeiras sessões de fevereiro, quando os vereadores voltam do recesso parlamentar, será a discussão do aumento de número de vereadores na Câmara e o aumento dos subsídios vereadores, prefeito, vice e secretários municipais.

O novo presidente da Câmara explicou o seu posicionamento contra o aumento dos salários dos vereadores e não do prefeito, vice-prefeito e secretários. “O povo não quer aumento de salário de vereador e, muito menos, aumento de cadeiras, que também me posiciono contra. Salvando o prefeito, que é um cargo mais do dia a dia, da vice-prefeita e dos secretários. Desses não sou contra porque o secretariado, por exemplo, são profissionais naquela área. Hoje você não consegue um profissional de qualidade, se você não se não tiver uma boa remuneração porque ele vai trabalhar lá no seu trabalho particular e vai ganhar muito mais. Para você ter um atendimento de qualidade para a população, o pessoal que trabalha no dia a dia tem que estar bem remunerado. Sou favorável. Agora aumento de subsídio de vereador, de mais cadeira no Legislativo, eu já estou me declarando aqui, como toda a vida eu me declarei contra”, disse.

Para Ronaldão, o aumento de salários para vereadores é algo que não tem necessidade de acontecer. “Eu não vejo necessidade de você aumentar. Outra coisa, a vida pública, a classe política no Brasil, está manchada. Está doente. Está empobrecida. Está desgraçadamente descontrolada. Esse é uma grande palavra que tem que ser falada porque perdeu-se o controle. Quando você fala de aumento para um funcionário que trabalha, para um enfermeiro, uma professora, é toda aquela burocracia, toda aquela loucuragem e para aumentar, um pouquinho só. Quando é para classe política é a toque de caixa. Sou totalmente contra e toda a vida que eu estiver na vida pública, o meu estilo vai ser esse”, conta.

Subsídios dos vereadores – De acordo com o Portal da Transparência, o salário de vereadores é de R$ 6.381,76 e o de presidente da Câmara de Vereadores de Irati é de R$ 8.296,28, 25% a mais que o dos vereadores. Mesmo assumindo como presidente no próximo ano e tendo o aumento no salário, o vereador deverá continuar com sua ação de partilhar 50% do seu salário para uma instituição. “Agora, como presidente, o presidente ganha um pouco a mais, a partilha aumenta também. É 50% e está feito o serviço de documentado, registrado e publicado”, disse.

Quer receber notícias locais pelo WhatsApp?

Reajuste aos servidores – No caso do salário dos servidores da Câmara de Vereadores, o presidente conta que é a favor do aumento. “Pessoas que trabalham ali, que estão cumprindo horário, como eu falei, precisam ter um salário digno porque eles estão ali, trabalhando, os servidores da Câmara Municipal. A nossa Câmara Municipal de Irati é uma Câmara muito enxuta, no quesito de gastos, de assessoria, carro não tem, telefone ninguém tem lá descontado da Câmara, dinheiro do povo. É muito enxuto. Os funcionários tem que estar bem remunerado, porque eles trabalham incansavelmente, deixam tudo de acordo para os vereadores chegar e poder exercer sua função de vereador, com tudo pronto. Eu sou favorável a esse aumento. Um tanto já foi votado e se for preciso fazer um outro projeto para todos, sou favorável, para os funcionários”, conta.

Aumento da quantidade de vereadores – O aumento do número de vagas na Câmara de Vereadores de Irati também é outro assunto que os vereadores deverão discutir. Atualmente, são dez cadeiras no Legislativo Municipal e a proposta é o aumento para 13 cadeiras. Para o aumento, a proposta é que o subsidio dos vereadores diminua para que as vagas aumentem. Mesmo assim, o novo presidente da Câmara disse que não vê necessidade nesse aumento. “Eu acho que não há necessidade porque ele pode reduzir o subsídio, mas ele vai ter outros encargos. Vai ter uma diária, ele vai ter algum outro gasto e vira tudo em gato do mato, como dizia o falecido do pai. Tem que ser um negócio preto no branco. Deixar como está ou até diminuir”, explica.

Apesar de ter uma opinião contrária sobre o aumento das vagas, o presidente comentou que os vereadores são livres para decidir o que será feito. “Nós somos lá em dez. Eu estou na presidência da Câmara. Vou conduzir no próximo biênio 2023-2024, mas que nem eu falo, cada um vota com a sua consciência”, disse.

Disputa pela presidência – A disputa da presidência da Câmara de Vereadores de Irati foi definida nos últimos momentos. Para Ronaldão, o resultado é consequência de um trabalho realizado até o último dia. “Eu trabalhei incansavelmente mais de 30 dias. Articulando com um e com outro, falando e fomos. Lá no final, eu quase vi a carreira perdida, mas por sorte, viramos o jogo nos últimos segundos. Já saímos lá da sala da reunião privada com a chapa montada”, conta.

Alinhamento com o Executivo – Agora como presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Ronaldão destacou que pretende trabalhar alinhado ao Executivo. “Vamos trabalhar em conjunto com o Executivo. Eu vou conversar muito com o prefeito, quero ter uma ponte amigávelmente com Executivo. As coisas que estão dando certo, continua. As coisas que precisa mudar, precisa melhorar, nós precisamos incansavelmente trabalhar, porque que como falo, hoje nós estamos vereadores, amanhã nosso futuro à Deus pertence. Cada um está plantando e vai colher aquilo que plantou”, disse.

A saúde deve estar entre as questões a serem vistas. “Precisa-se dar uma melhorada boa na área da saúde. Recentemente, nós aprovamos mais três pessoas para trabalhar junto com o secretário de Saúde, o Joãozinho Almeida, porque a Secretaria de Saúde é uma secretaria bastante complexa aonde é procurado a todo momento e não tem horário. Precisa ter mais pessoas para auxiliar o secretário, foi aprovado o projeto para contratar mais três pessoas, ajudar e está firme ali. Nós precisamos também ver a farmácia. Tem bastante reclamação, que as pessoas precisam de remédio depois do horário, até o final de semana porque a saúde não tem hora, pode ser de madrugada, pode ser qualquer hora. Nós precisamos avançar mais nesse quesito”, conta.

Oposição no Legislativo – Sobre a necessidade de uma oposição no Legislativo municipal, Ronaldão contou que acredita que qualquer vereador pode agir como oposição, mesmo sendo de partidos aliados. “Oposição, pode existir até por qualquer um lá dentro da Casa. Por quê? O que acontece? Coisas boas, coisas sérias, coisas que está dentro da lei, você tem que ser favorável. Agora todos os projetos que chega lá, nós temos dois advogados lá dentro, tem Dr. Paula e o Dr. Eduardo. Talvez até seja preciso ver com os novos companheiros, talvez até precisa contratar até mais um advogado no fim para que explique, que muitas coisas de Departamento Jurídico quem é formado já vai explicar tudo e as coisas que está certo e está correto, não tenho que mexer”, disse.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.