Novo britador deve acelerar melhorias nas estradas rurais de Rio Azul

02 de fevereiro de 2019 às 09h49m

Principal demanda pública de Rio Azul agora conta com o auxílio da máquina, que foi repassada através de emenda parlamentar

Edilson Kernicki, com reportagem de Rodrigo Zub 
A aquisição de um novo britador deve acelerar as melhorias nas estradas rurais de Rio Azul, a principal demanda da população. O prefeito Rodrigo Solda (PSDB) destaca que o município é bem servido de cascalheiras – são aproximadamente 20, em todo o território. Entretanto, o material encontrado nelas não é uniforme.
“Não é homogêneo, tem muita diferenciação. Tem o pedregulho; tem o cascalho que é rochoso, de fato, que se pode colocar na estrada que ele não ‘derrete’, tem mais durabilidade, e tem outro que compacta fácil, mas não tem durabilidade. Estamos agora mapeando as cascalheiras onde dá para fazer a britagem. A boca do britador precisa ter um diâmetro conforme o tamanho das pedras”, diz.
O britador pequeno do qual a Prefeitura já dispunha possui capacidade para britar 15 cargas ao dia, o que serve para carregar, no máximo, três caminhões de brita. O britador novo é de 80 x 50, pois o diâmetro é de 80 centímetros. “Então não precisa moer tanto a pedra para colocar nessa boca”, explica.
“Assim, a gradação da matéria boa, rochosa, faz com que aumente a velocidade do serviço, dobrando a capacidade e podendo carregar mais caminhões-caçamba, que vão fazer a distribuição do cascalho para mais longe. A qualidade do material desse britador vai aumentar a durabilidade também. Hoje, o segredo é fazer estradas que melhorem essa compactação, mas sem perder a qualidade, porque o peso dos caminhões e a quantidade de vezes que se passa com ônibus e com máquinas agrícolas, que em Rio Azul são aproximadamente 4 mil tratores, contribui para danificar as estradas. Estamos buscando uma alternativa de aumentar a capacidade de peso das estradas rurais, por isso, investimos nesse britador que custou R$ 850 mil”, justifica.
O novo britador foi adquirido a partir de emenda parlamentar, com contrapartida municipal de R$ 50 mil. Para ser colocado em uso, ainda falta que um servidor conclua o curso de operador. O britador vem acompanhado de um gerador de energia, portanto, ele pode funcionar tanto movido a combustível fóssil quanto com a energia do gerador. “Precisamos agora de um operador com curso para fazer essa britagem”, reforça.
Neste período do ano, com o início da colheita do fumo e, em breve, da safra de soja, aumentam os pedidos por reparos nas estradas rurais que dão acesso às propriedades, para o escoamento da produção. Além disso, o desgaste das estradas diante da rápida variação do clima no verão, com a alternância de dias chuvosos e secos, intensifica a necessidade de serviços rurais.
“Enquanto estamos com nossa Patrulha Rural no Marumbi dos Ribeiros e no Faxinal dos Elias, nossa equipe da Prefeitura está na Invernada, na entrada da Charqueada, indo para Porto Soares, que é o oposto da questão territorial onde estamos fazendo o serviço, que é para compensar essa perda: enquanto tem um braço de um lado, o outro vai cuidar das outras comunidades”, comenta.
Outras frentes de trabalho espalhadas pelo município atuam em equipes menores, com retroescavadeiras. “Temos uma draga que faz a limpeza de rios. Tivemos uma situação calamitosa recentemente, com muita chuva, 55 milímetros em 22 minutos. Foi um desafio para nós. Muita gente na Vila Veronez teve prejuízos, porque o principal córrego da cidade cruza justamente esse bairro. Fomos lá para fazer o atendimento, mas em 22 minutos chover esse montante que, às vezes, não chove em um mês. A demanda por serviços públicos e a prestação da Prefeitura só tende a aumentar, numa velocidade maior do que os recursos que temos para captar e poder atender essa necessidade que o povo precisa tanto”, avalia.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.