Prefeitos Leandro Jasinski, de Rio Azul, e Emiliano Gomes, de Irati, visitaram a obra na última quinta-feira, 04/Paulo Sava

Resumo: – Previsão é de que a obra seja inaugurada em dezembro, segundo a chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati, Cristiana Maria Schvaidak;
- Governo do Estado está investindo mais de R$ 20 milhões na obra;
- Novo AME vai centralizar todos os atendimentos do Consórcio Intermunicipal de Saúde em um novo prédio
O novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Irati deve ser finalizado e entregue até dezembro deste ano. A previsão foi dada pela chefe da 4ª Regional de Saúde de Irati, Cristiana Maria Schvaidak, e pela diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Ângela Maria Cardoso, durante visita dos prefeitos Leandro Jasinski, de Rio Azul, e Emiliano Gomes, de Irati, às obras na última quinta-feira, 04.
No total, estão sendo investidos mais de R$ 20 milhões na obra, com recursos do Governo do Estado e execução por parte da Prefeitura de Irati, com execução quase 74% concluída. Em entrevista à Najuá, a chefe da 4ª Regional, Cristiana Maria Schvaidak, destacou que o novo ambulatório vai beneficiar toda a região no que diz respeito aos atendimentos na área da saúde. Ela afirmou que a previsão de entrega da obra é para o mês de dezembro.
“Nós temos pressa enquanto Regional de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, que esta obra seja inaugurada o mais rápido possível. Temos uma previsão de entrega para o mês de dezembro, uma obra concluída e grandiosa. Nós vimos todos os espaços, e hoje todo o espaço que é do Consórcio de Saúde, todo atendimento vai ser alocado para esta área. O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que é um diferencial do nosso AME e da 4ª Regional, também vai ser alocado para este espaço. É um benefício muito grande para toda a nossa população”, afirmou.

A diretora do CIS/Amcespar, Ângela Maria Cardoso, contou quais atendimentos serão prestados no novo prédio. “Todo atendimento que é realizado hoje no prédio do MercadoMóveis vem para cá, os dois ambulatórios e o Centro de Especialidades Odontológicas, que hoje está no bairro Nhapindazal, que também vem para este prédio. Poderemos trazer os serviços mais perto um do outro, para a população dos nove municípios que é atendida e acaba sendo levada para vários pontos de atendimento. Eles estarão mais centralizados aqui neste prédio”, comentou.
Estrutura
No total, o novo AME contará com quatro blocos para atendimento à população dos nove municípios da AMCESPAR com várias especialidades, segundo Ângela. “São 43 médicos que atendem atualmente, temos também dentistas, fonoaudiólogo, psicólogos, fisioterapeutas. O prédio é grande e todas as salas terão atendimento todos os dias”, frisou.
Depois da entrega da obra, haverá necessidade da compra do mobiliário com recursos do Governo do Estado. Em seguida, haverá um período de transição para que todas as especialidades possam ser transferidas para o novo prédio, de acordo com Ângela. “Precisa que a obra seja entregue, depois mobiliada e vamos fazer uma campanha de comunicação para que a população saiba a partir de quando ela começa a ser atendida aqui para que não se perca no deslocamento e nem perca o dia do seu atendimento com todo este cuidado”, comentou.

Deslocamento de pacientes de outros municípios
O prefeito de Rio Azul e presidente da AMCESPAR, Leandro Jasinski, lembrou que o deslocamento até a nova unidade ficará mais fácil para moradores de Rio Azul, Rebouças e Mallet. “Para nós, vai ficar mais próximo, para os pacientes que vêm de Rebouças, Rio Azul e até de Inácio Martins, vai ficar um pouco mais facilitado. O município de Irati é muito competente, a administração vai melhorar o trânsito no local. Aqui é um novo bairro, que está ficando muito bonito. É um grande prédio, uma grande obra, localizada em uma região que está se transformando e desenvolvendo muito aqui na cidade de Irati e vai ficar realmente muito bom e bonito”, pontuou.

O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, destacou que a construção da nova unidade representa uma revolução na saúde da região. “É algo que vai beneficiar todos os municípios, é uma obra esperada, que já está há dois anos em andamento, e vemos este avanço, com quase 74% da obra concluída. Neste sentido, nos traz uma expectativa bastante grande para que, em dezembro, esta obra esteja concluída”, comentou.

Para que o trânsito possa fluir melhor na região, algumas medidas serão tomadas pelo Departamento de Trânsito (Iratran) e pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, segundo Emiliano.
“Toda a estrutura ao entorno precisa ser cuidada, então nós, com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e o Departamento de Trânsito (DETRAN), estamos atentos ao que vai ser necessário realizar. O bacana que vimos hoje são os investimentos no entorno. Tem restaurante, mercearia, tem bastante coisa que vai se desenvolver aqui nesta região. que já é um ponto focal para o desenvolvimento. Temos grandes indústrias aqui, como é o caso da Yazaki e da Acome, que estão aqui próximas. É evidente que, quando um local se desenvolve, precisamos voltar os olhos e a atenção para que isto seja organizado. É isto que vamos fazer enquanto gestão, dar continuidade e atenção ao desenvolvimento da obra junto com o Consórcio, e no entorno, providenciar toda a estrutura necessária para que fique tudo dentro dos conformes”, comentou.








