Expectativa é que mudança de trecho auxilie a diminuição de fluxo urbano de trens/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub
A Prefeitura de Irati espera que a Nova Ferroeste auxilie a diminuir o fluxo urbano de trens em Irati. A passagem de trens dentro da cidade é um tema antigo e que voltou à tona na última semana, quando o vereador José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) (PSDB) cobrou a aplicação da Lei nº 2756/2008 que proíbe a obstrução de passagens de nível no quadro urbano por trens.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Almeida Junior, explica que a fiscalização desse fluxo é difícil por causa da mudança de horário da passagem de trens. “Eles não têm um horário específico que todos os dias o trem vai passar em Irati num determinado horário. Como a malha ferroviária, não só no Paraná como no Brasil inteiro, ela é deficitária e ela é antiga, eles têm que fazer conforme que tenha espaço na linha para trazer os comboios ferroviários”, disse.
A mudança de horário ocorre porque Irati tornou-se um ponto de apoio. “Foi tirado aqui de Irati, para diminuir esse transtorno, a troca de maquinistas. Aqui é só um ponto de apoio a eles. As paradas aqui em Irati são muito mais rápidas do que era antigamente”, comenta João Almeida.
O secretário destacou que a gestão atual entrou com pedido no governo estadual para a mudança de rota, que deve se concretizar. “Que a nova Ferroeste saísse do centro do município de Irati. E isso foi feito. A Ferroeste vai passar a cerca de cinco a oito quilômetros para baixo do Riozinho. Ela vai ser uma via rápida. Com isso, vai diminuir sensivelmente, tanto a quantidade quanto as paradas de trem dentro do nosso município”, conta.
Caso a mudança seja efetivada, João Almeida revelou que há planos para o local que será desativado. “Esperamos que com a abertura da nova Ferroeste esse trecho urbano seja desativado e nós possamos, como todos os outros prefeitos que nos antecederam, tiveram grande ideia e planejamento, e nós também temos esse projeto, onde passa a linha férrea, fazer um grande parque urbano linear, desde lá do Nhapindazal, Canisianas, chegando até Gutierrez e Riozinho. Fazendo um parque linear com campos de futebol, arborização, pista de caminhadas, ciclovias, que seria o trecho mais plano do nosso município”, explica.