Nova estação de tratamento de esgoto é inaugurada em Imbituva

22 de abril de 2015 às 14h10m

Obra irá permitir ampliação do sistema de esgoto para mais 250 famílias. Com isso, cobertura chega a 77% em todo o município

Rodrigo Zub, com informações AEN e Hoje Centro-Sul

{JIMG0}Com pouco mais de 30 mil habitantes, o município de Imbituva atingiu a marca de 77% de cobertura no sistema de esgoto sanitário. Na sexta-feira, 17, foi realizada a cerimônia de entrega da obra de ampliação da nova estação de tratamento, que fica na saída para Irati. O investimento na obra foi de R$ 2,6 milhões. 

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, a obra inclui uma nova estação de esgoto com capacidade para tratar 30 litros de água por segundo, suficiente para atender a demanda nos próximos anos. O documento que registra a conclusão das obras de instalação da nova estação de tratamento de esgoto foi assinado pelo diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Ney Caldas, e pelo prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD). Após a solenidade, as autoridades presentes no evento visitaram à nova estação de tratamento. Já a antiga estação, que funcionava na área central, foi desativada. 

Em sua explanação, Ney destacou que a nova estação é ambientalmente correta e irá ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. 

Bertoldo agradeceu os investimentos realizados pela Sanepar em Imbituva. Ele destacou que as comunidades rurais têm recebido água tratada e apoio da Companhia. “É muito bom você pode ir a uma localidade até distante da cidade e ver que naquelas casas tem água tratada para a população. Com essa obra, devemos chegar a 77% da cidade com rede de saneamento básico. Claro que ainda temos muito que evoluir, mas esse já é um grande avanço”, salientou o prefeito de Imbituva.

O deputado federal Sandro Alex (PPS) diz que a obra possibilita melhorias na qualidade de vida da população.  “Um saneamento básico de melhor qualidade para as pessoas é primordial para não pegar doenças e viroses, então é pra isso que essa obra vem, para ajudar Imbituva em todas as áreas”, comentou o deputado. 

A nova estação de tratamento de esgoto conta com laboratório, depósito, oito leitos de secagem, reator anaeróbico de lodo fluidizado, entre outros equipamentos.  A obra ainda compreende 700 metros de coletores, 1.026 metros de interceptores, uma estação elevatória de esgoto, 2,5 quilômetros de emissários e 201 metros de travessias. Com a ampliação do sistema, mais 250 famílias serão integradas ao sistema de esgoto, conforme previsão da Sanepar. 

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.