Nova diretoria assume administração do Lar dos Velhinhos de Rio Azul

O enfermeiro Talbian Raony Przybycz assumiu a tesouraria da instituição e Elvis Martins, a presidência…

13 de janeiro de 2016 às 11h44m

O enfermeiro Talbian Raony Przybycz assumiu a tesouraria da instituição e Elvis Martins, a presidência

Da redação, com reportagem de Paulo Henrique Sava


O Lar dos Velhinhos de Rio Azul, que acolhe 37 idosos de diversas cidades da região, está sob nova direção desde o dia 2 de janeiro. O enfermeiro Talbian Raony Przybycz, que trabalha no Lar há cinco anos, assumiu a tesouraria, e Elvis Martins, a presidência. Talbian explica que a admissão de um idoso no Lar precisa sempre ser intermediada por uma assistente social – não mais depende apenas da vontade dos familiares – e pode ocorrer de três modos distintos: vínculo familiar rompido; com proteção jurídico-social, no caso de idosos que sofreram algum tipo de violência e, finalmente, por vontade do próprio idoso.

Conforme explica Talbian, antes do ingresso do idoso no Lar dos Velhinhos, ele faz uma visita à instituição, acompanhado da assistente social e, em alguns casos, com a sua família, para conhecer as acomodações, a rotina e os funcionários. “A partir dessa visita, se for de comum acordo dos profissionais de enfermagem, psicologia e assistência social, que o idoso ingresse na instituição, em uma semana ele retorna para permanecer”, conta.

Segundo o tesoureiro, a maior parte dos idosos acolhidos na instituição deriva de vínculos familiares rompidos: ou porque o idoso não teve nenhum filho e já é viúvo, por exemplo; ou o familiar mais próximo é um sobrinho cuja rotina de trabalho não permite cuidar adequadamente dele, entre outras situações.
Nova diretoria do Lar dos Velhinhos de Rio Azul
PRESIDENTE: Elvis Martins
VICE-PRESIDENTE: Leonardo Rambo
1º TESOUREIRO: Talbian Raony Przybycz 
2º TESOUREIRO: Venicius Krol
1º SECRETÁRIO: Miguel Zub 
2º SECRETÁRIO: Maria Joceli Kovalski

CONSELHO FISCAL e SOCIAL
Ewandro Komechen
André Portélla
Tasline Saqueto
Miguel Jubanski
José Marcelo Michaloski

CONSELHEIROS SUPLENTES
Efigênia Meiborg
Nereu Ramos M. Filho
Tatiane Borges
Roslaine Kuspiosz
Décio Druczowski {/block} 

Para o enfermeiro, assumir a gestão financeira da instituição é um desafio, por se ocupar de uma função que até então ele não tinha exercido na entidade. Talbian acredita que houve consideráveis avanços na última gestão, mas que cabe à nova presidência correr atrás de concretizar o que ainda não foi possível ao longo desse período. “A expectativa é grande pelo grupo que se formou. Tem um grupo bem forte e já estamos trabalhando, desde antes de assumir, na verdade, em prol da instituição e para os moradores”, afirma Talbian.

O novo presidente, Elvis Martins, observa que o grupo que agora administra o Lar dos Velhinhos já vinha se inteirando da situação desde o início de dezembro, quando a gestão anterior estava próxima de acabar. Diferente de Talbian, Elvis não era funcionário do Lar, mas já acompanhava a rotina do local como membro do Conselho. Da parte financeira, alguns problemas da gestão anterior à recém-acabada contribuíram para o endividamento da entidade, que hoje possui déficit financeiro mensal para cobrir, por exemplo, custos de multas por falta de recolhimento de INSS.

“Estamos criando um calendário de eventos para começar 2016 e tentar suprir, de alguma forma, essa dificuldade. Já fomos atrás do prefeito de Rio Azul [Silvio Paulo Girardi] e também do prefeito de São Mateus do Sul [Clóvis Ledur], que é uma cidade que tem bastante moradores de lá [na instituição]; são seis moradores. Ainda vamos visitar o prefeito de Mallet [Rogério da Silva Almeida], para tentar melhorar os convênios com as prefeituras. Mas isso já sentimos que vai ser bem difícil, devido à situação financeira do país, na verdade. Vamos ter que correr atrás de outros meios”, afirma Elvis.

O primeiro deles é uma rifa, com bilhetes a R$ 2,50 cada. O objetivo é vender 8 mil números, para arrecadar R$ 20 mil, a fim de cobrir dívidas e garantir reservas em caixa. Ainda não há previsão de sorteio para a rifa, que deve ocorrer tão logo se atinja a meta de venda de bilhetes e de arrecadação. O calendário de eventos pretende formar uma perspectiva de planejamento financeiro ao longo do ano.

Talbian observa que o município de Rio Azul foi pioneiro na criação da ficha de notificação de violência contra o idoso. Denúncias podem ser feitas anonimamente, através das fichas disponíveis no Ginásio Albinão, no Lar dos Velhinhos e na Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o enfermeiro, ainda é comum ocorrer casos do tipo no interior do município, onde é mais difícil chegar ao conhecimento alheio. Ainda assim, segundo ele, já é menor a incidência deste crime previsto no Estatuto do Idoso.

O Lar dos Velhinhos está aberto a toda forma de contribuição espontânea, através do telefone (42) 3463-1365 – falar com Josiane ou Talbian. Também é possível visitar a instituição pessoalmente: o Lar fica ao lado do Ginásio Albinão, no Centro de Rio Azul, na Rua Campolin José Ribeiro, 994, todos os dias, das 8h às 18h.
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.