Cruz foi colocada na torre da igreja no último dia 14 e foi inaugurada na noite desta quinta-feira, 28, com bênção do bispo Dom Sérgio Arthur Braschi. Celebração faz parte da Festa de São Miguel/Paulo Sava
Uma celebração especial marcou o início das festividades da Paróquia São Miguel de Irati na noite de ontem, 25. O bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi presidiu a missa ao lado do pároco, Padre Álvaro Nortok. Ao final da celebração, foi dada uma bênção especial sobre a nova cruz da igreja, colocada no alto da torre no último dia 14. Em seguida, a cruz foi acesa, iluminando a parte alta da cidade.
Em entrevista à Najuá, o bispo enalteceu a devoção a São Miguel nos 75 anos da Paróquia, completados em 2023 e destacou a proteção do padroeiro da comunidade.“A proteção de São Miguel nos 75 anos da Paróquia, que nasceu em 1948, ano em que eu nasci. É um jubileu muito especial, ocasião de renovação da fé de toda esta população, que tem devoção ao arcanjo São Miguel, e de toda a população de Irati”, frisou.
Dom Sérgio avalia que a paróquia vem acompanhando as mudanças ocorridas ao longo do tempo. “Há um crescimento na iniciação da vida cristã, a catequese, a liturgia com o Padre Álvaro e todo este entusiasmo da população, vivendo este grande momento de festa de São Miguel nos 75 anos. É um momento de grande alegria e júbilo e a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia sempre presente”, comentou.
O pároco, Padre Álvaro, enalteceu a celebração de ontem e lembrou que a cruz é o símbolo maior da fé cristã. “Deu tudo certo a celebração, muito bonita, celebrada pelo nosso bispo Dom Sérgio, e a cruz, que é o sinal da nossa fé. A Igreja São Miguel está com a cruz iluminada em honra aos 75 anos da paróquia”, comentou.
Quer receber notícias pelo WhatsApp?
Outras celebrações – As celebrações continuam nesta sexta-feira. Haverá missas às 15h, 17h e 19 horas. A missa das 17 horas será presidida pelo bispo Dom Santiago, da prelazia de Lábrea, no Amazonas. “Ele estará aqui, é muito devoto de São Miguel e irá celebrar conosco na missa das 17 horas”, destacou.
Renúncia de Dom Sérgio – Junto com a Paróquia São Miguel, Dom Sérgio também completa 75 anos em 2023. Com isso, segundo a lei da igreja, ele deve apresentar sua renúncia ao cargo em dezembro. Porém, ele acredita que deve permanecer no comando da Diocese de Ponta Grossa até que a Santa Sé nomeie outro bispo para a Diocese. Todo o processo depende de uma análise da carta de renúncia por parte do Papa Francisco.
“Pode ser que ele conceda que eu permaneça ainda durante alguns meses até vir um novo bispo. Eu não sei como vai ser porque nunca passei por isto, mas provavelmente não vai ser imediato. Pelo menos é o que vemos em outras dioceses, que geralmente o processo de mudança é um pouco demorado porque tem que haver uma escolha. Nós estaremos presentes e acompanhando com amor”, frisou.
Ordenação episcopal de padre iratiense – Dom Sérgio também será o responsável pela ordenação episcopal do padre iratiense Odair Miguel Gonçalves dos Santos, que foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
A ordenação está marcada para o dia 08 de dezembro, na Paróquia São Miguel. Esta será a 3ª ordenação episcopal da diocese durante a gestão de Dom Sérgio, que já ordenou Dom Francisco Carlos Bach em 2005 e Dom Mário Spaki em 2018. “Então é motivo de grande alegria também para todo o povo esta escolha que o Santo Padre fez. Ele irá para Porto Alegre ser bispo auxiliar, e depois, no futuro, Deus tem seus planos”, comentou.