Dados apresentados pela Polícia Civil indicam que não houve prisões, bem como nenhuma pessoa assinou Termo Circunstanciado durante os três dias de festa
Rodrigo Zub
Mais de 13 mil pessoas participaram da 4ª edição da Expotexas, que foi realizada entre os dias 10 e 12 de julho, no Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares. Apesar do grande fluxo de visitantes, nenhuma ocorrência policial foi registrada.
O Delegado da Polícia Civil de Teixeira Soares, Rodrigo da Silva Cruz, diz que o clima de civilidade foi mantido durante o evento graças ao trabalho conjunto com a Polícia Militar. O aumento no efetivo de policiais, viaturas e equipamentos utilizados para coibir a violência e atos ilícitos dos freqüentadores da festa também foi citado pelo Delegado, como um fator importante para garantir a ordem pública.
Conforme dados da Polícia Civil de Teixeira Soares, nenhuma pessoa foi presa ou precisou assinar Termo Circunstanciado (TC) nos três dias de festa. “Ressalta-se que os integrantes da Polícia Civil lotados nesta cidade, sendo investigadores, escrivão e Delegado, não pouparam esforços e trabalharam diuturnamente com o escopo de oferecer segurança ao público que prestigiou a 4ª Expotexas. Todos os esforços foram no sentido de que o evento transcorresse de forma pacífica. Todo esse sucesso, como inicialmente já dito, é em virtude de todas as ações preventivas que foram realizadas, bem como todo o aparato policial que foi disponibilizado e utilizado no evento, equipamentos estes da Polícia Civil, que foram colocados a disposição pela divisão de Polícia do interior e pelo Delegado Chefe da 13ª SDP de Ponta Grossa. Ademais, destaca-se também o grande efetivo de polícias militares da 8ª CIPM de Irati que trabalharam arduamente no sentido de oferecer segurança e prevenção a todo o público que esteve presente”, analisa o Delegado de Teixeira Soares.
Uma Unidade Móvel foi disponibilizada para a Polícia Civil de Teixeira Soares especialmente para ser utilizada durante a Expotexas. Rodrigo explica que a viatura é equipada com cartório e computadores se transformando assim numa Delegacia Móvel, que facilita o trabalho e o deslocamento dos policiais em eventos com grande aglomeração de pessoas. “Destaca-se que com esta viatura qualquer situação que exija a Polícia Civil, não existe a necessidade de retirar policiais do evento para se deslocar até a delegacia e confeccionar qualquer que seja o procedimento criminal, uma vez que todo o registro de Boletim de Ocorrência ou mesmo recebimento de procedimentos criminais encaminhados pela Polícia Militar são resolvidos no local”, comenta Rodrigo.
Dados do evento
Uma empresa responsável pela área de alimentação da Expotexas apresentou um levantamento que indicou a presença de aproximadamente 13 mil pessoas nos três dias da festa. Os eventos que atraíram maior público foram o show de encerramento com a dupla Mato Grosso e Matias, no domingo, 12, com três mil espectadores, abertura do Rodeio Country e baile com o grupo “Serranos”, no sábado, 11, duas mil pessoas, e baile da Melhor Idade com Crioulo Batista, que contou com a participação de cerca de 500 pessoas.
A Expotexas foi realizada em comemoração ao aniversário de 98 anos de Teixeira Soares, que foi celebrado na terça-feira, dia 14 de julho. Confira mais detalhes da festa no link “Saiba Mais”.

