Morro da Santa de Irati terá celebrações e romarias neste domingo e segunda-feira

Romarias em honra a Nossa Senhora das Graças acontecerão neste domingo e sairão das localidades…

25 de novembro de 2023 às 17h35m


Romarias em honra a Nossa Senhora das Graças acontecerão neste domingo e sairão das localidades de Caratuva, em Irati, e Marmeleiro, em Rebouças, percorrendo distâncias de cerca de 30km a pé/Paulo Sava

Dia de Nossa Senhora das Graças terá celebrações neste domingo, 26, às 10h30min, e segunda-feira, 27, o dia todo. Foto: Divulgação

O dia de Nossa Senhora das Graças é celebrado pela Igreja Católica na próxima segunda-feira, dia 27. Entretanto, as celebrações em Irati começarão já neste domingo, 26, no Morro da Santa. Pela manhã, duas romarias sairão das localidades de Caratuva, em Irati, e de Marmeleiro, em Rebouças.

Os fieis reboucenses sairão às 04 horas da manhã da Capela Santo Antônio e percorrerão uma distância de aproximadamente 30 km caminhando. Já os católicos do Caratuva e comunidades da região devem percorrer a mesma distância.

Na chegada das romarias, será celebrada uma missa no Morro da Santa a partir das 10h30min. Durante toda a manhã, haverá venda de pastel de carne e banana, bolo e sonho no local, até as 12 horas.
Em entrevista à Najuá, João Salim Chami, um dos integrantes da Comissão da Santa, responsável pelo monumento instalado na Colina Nossa Senhora das Graças, disse que a celebração do domingo foi programada por conta das duas romarias.

João Salim Chami, um dos integrantes da Comissão da Santa. Foto: Reprodução Facebook

“O pessoal do Marmeleiro nos informou que, neste ano, em função de ser na segunda (o dia de Nossa Senhora das Graças), que pretendiam vir amanhã, no domingo. O pessoal do Caratuva nos informou que virá também amanhã. Teremos a missa às 10h30 e começaremos amanhã com as festividades e até ao meio dia vamos comercializar alguns produtos”, frisou.

Quer receber notícias pelo WhatsApp?

Celebrações na segunda-feira – Na segunda-feira, 27, haverá três missas no Morro da Santa, às 10h, 15h e 19 horas. Três padres diferentes devem presidir as celebrações. Será feita também a oração das mil ave-marias a partir das 08 horas. Elas serão interrompidas no horário das missas. Serão vendidos pasteis, bolo e sonho durante todo o dia.

Quem quiser participar das festividades poderá comparecer ao Morro da Santa durante todo o dia na próxima segunda-feira, segundo Salim. “Estaremos lá desde cedo recepcionando a população e aqueles que gostariam de participar. O maior contingente de pessoas que recebemos é de iratienses, mas recebemos muita gente que vêm de todas as cidades da região e muitos que passam por Irati em viagem para Curitiba, praias ou Guarapuava. Muita gente chega para prestar a sua homenagem e estaremos recepcionando todo este pessoal com a maior boa vontade. Contamos com estas pessoas porque é em função da população que conseguimos manter aquele espaço de Nossa Senhora das Graças”, frisou.

Aplicação dos recursos – Os recursos obtidos com a venda das comidas, refrigerantes e água serão revertidos para a manutenção e pagamento de despesas relativas ao monumento. “Todo o valor que entra no caixa da Santa é revertido para a manutenção da imagem e do espaço que temos na Santa. Todo o espaço onde está a Santa, a loja e a construção que conhecemos como ‘Sala dos Milagres’, tem que ser mantido pelo dinheiro e pelos recursos que entram com as doações e com a pastelada, que é o único evento que fazemos hoje”, frisou.

Como exemplo de despesa, Salim citou a lavagem da imagem da Santa, que custou R$ 6 mil. Já uma nova pintura da estrutura custa em torno de R$ 30 mil. Além disso, uma pessoa foi contratada para cuidar da limpeza e da organização do local e recebe FGTS, férias e todos os direitos trabalhistas. Tudo isto é mantido com recursos da pastelada anual e das doações feitas espontaneamente pela comunidade.

Furtos – Outro problema que causa prejuízos frequentemente são os furtos que ocorrem no local. Neste ano, em uma ocasião, foram furtadas todas as torneiras de um dos banheiros. Os materiais precisaram ser repostos pela Comissão, uma vez que a Prefeitura não pode investir no local por se tratar de uma área pertencente à Mitra Diocesana de Ponta Grossa, através da Paróquia São Miguel.

Há cerca de dois anos, uma mulher furtou uma Bíblia autografada por São João Paulo II que estava na capela do Morro da Santa. Salim diz que muitas pessoas não sabem quanto é investido pela Comissão na manutenção do local por conta dessas dificuldades.

“Tem muita gente que não sabe quanto gastamos lá. Uma torneira hoje, por mais barata que seja, você gasta e não pode colocar qualquer produto. Todo o dinheiro que entra hoje é feito todo mês um balanço das doações feitas na missa, do que colocam no cofre, e este balanço é entregue ao Padre Álvaro (Nortok, pároco da Paróquia São Miguel). Todas as despesas são com comprovantes, e o dinheiro fica em caixa e vamos gastando nas manutenções que tem lá. Fazemos nossa doação para a matriz e compramos o arsenal que precisa para as celebrações: evangeliários, folhetos, e tudo o que entra de dinheiro é aplicado na Santa”, comentou.

Doações – Além das missas e do cofre disponível no Morro da Santa, as doações podem ser feitas via PIX, através da chave que é o CNPJ da Comissão de Manutenção da Imagem de Nossa Senhora das Graças: 09.118.512/0001-21.

Banner da 2ª Caminhada Santa, promovida pela comunidade de Marmeleiro, município de Rebouças, até o Morro da Santa, em Irati. Foto: Divulgação
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.