Eles dizem que, desde a inauguração do conjunto, nenhuma obra foi realizada no local
Moradores do Conjunto Habitacional Daniel Bini, na Vila São João, procuraram a reportagem da Najuá na manhã desta quinta-feira, 09, para reclamar das condições das ruas do bairro e de algumas obras que estão abandonadas no local. Além disso, apenas em um trecho de rua não foi construído calçamento.
De acordo com Silvana Taracoski, que mora no bairro desde a sua inauguração há três anos, nenhuma obra foi realizada no local. “A gente reclamou, eu fui até a prefeitura e protocolei uma reclamação, mas somente no Conjunto Joaquim Zarpellon é que chegou o asfalto”, afirmou.
Ela afirma ainda que, em dias de chuva, devido as condições da Rua Orlando Agulham, os moradores precisam sair com sacolas amarradas nos pés ou passar pelos terrenos dos vizinhos para conseguir sair de casa. “Em dias secos, a gente sofre com o poeirão, mas em dia de chuva é mais complicado mesmo, não tem condições, alguém tem que tomar uma providência”, ressaltou.
Silvana disse que procurou a prefeitura para solicitar a pavimentação, mas, na época, teria sido informada de que a verba seria destinada somente para o asfalto do Conjunto Joaquim Zarpellon.
Outros problemas
De acordo com a moradora, ainda há outras duas obras abandonadas no bairro, sendo uma creche e um centro de convivência que teria salas de informática com acesso a internet, cursos, uma quadra de esportes e uma pista de skate. No entanto, o mato tomou conta do local. “Até os vidros foram arrancados e o local está completamente destruído”, afirmou.
Ela reclama ainda que não consegue vaga para a sua neta em creches próximas por ter muita gente residindo nas proximidades. Segundo Silvana, outras pessoas chegam até a jogar lixo no local. “É complicado, a gente pensa em levar a criança para andar de bicicleta e brincar, mas não tem como, porque nestes locais tem muito lixo, e naquela obra alguém vai ter que fazer alguma coisa”, solicita.
A reportagem da Najuá conversou com a moradora Sirlene Crespin, que confirmou toda a situação citada por Silvana, e disse que os moradores sofrem também com a insegurança no local. “A gente vê certos movimentos aí, mas não tem o que fazer. Sofremos um pouco de tudo neste bairro, além do barro e do pó das ruas”, ressaltou.
Procurado pela reportagem, o secretário de Obras Luciano Menon afirmou que as obras nas ruas da Vila São João estão sendo feitas por etapas. Menon disse que vai conceder entrevistas assim que possível, sobre todas as obras que estão sendo feitas na cidade.