Moradores próximos da Avenida Getúlio Vargas organizam um abaixo-assinado para pedir melhorias como à instalação de redutores de velocidade e melhor sinalização, em função dos frequentes acidentes que acontecem na rua e que, inclusive, já resultaram em mortes. Para reafirmar a situação, na quinta-feira (8), mais um acidente aconteceu na avenida, envolvendo uma motocicleta e um carro. Por esses motivos, a reportagem da Rádio Najuá, procurou o engenheiro da prefeitura de Irati, José Bodnar (Zequinha) para falar sobre o andamento do projeto de pavimentação da Getúlio Vargas.
Pedindo por mudanças na avenida, a moradora Andressa Kaliberda, faz parte da organização do abaixo-assinado, envolvendo moradores do bairro São Pedro, que solicitam melhorias. Recentemente, sua casa foi alvo de um acidente, quando o motorista de um carro, ao desviar um animal, acabou atingindo a residência. O documento pede medidas que reduzam a imprudência dos motoristas. “Não são só os moradores da avenida que sofrem com isso. Muitas pessoas usam a Getúlio Vargas e todas estão sujeitas a acidentes”, lembra.
Atendendo a reportagem da Najuá, Zequinha revelou que os recursos para iniciar o projeto de pavimentação da Avenida já estão garantidos. Ele esclareceu que a verba será liberada, por meio de projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal. “Só estamos aguardando agora, a liberação dos recursos. Em breve, a obra estará começando com o processo licitatório”, salienta o engenheiro. O projeto ainda compreende melhorias na sinalização e implantação de redutores de velocidade.
Projeto
Em números, a obra, que vai até as proximidades da empresa Yazaki, terá 5.400m² de pavimentação, com 440 m de tubulação, 22 caixas de bueiros, duas travessias elevadas, 1.800m² para pista de caminhada e 900m² de canteiro central. No encontro da Avenida com a Avenida Noé Rebesco – que é preferencial- haverá mais duas travessias elevadas de cada lado para proporcionar a redução de velocidade.
No trecho que já é duplicado, Zequinha aponta que o Conselho de Trânsito aprovou uma travessia elevada. “Inclusive foi retomada a ciclovia e a pista de caminhada nesse local, que darão mais segurança para os pedestres”, comenta. Além dessas melhorias, a avenida vai receber sinalização com placa preferencial e de velocidade.
Moradores pedem mais assinaturas
Andressa avisa que as pessoas interessadas em aderir ao abaixo-assinado, podem procurar as folhas para assinatura nos pontos de comércio da avenida. “Além disso, se alguém puder pegar mais folhas para coletar assinaturas, o telefone para contato é 8405-4942”. Outro meio é encontrar Andressa pelo facebook.