Moradores de Guaraúna recebem casas com custo zero

Teixeira Soares é um dos únicos municípios da região a aderir ao projeto de habitação…

27 de maio de 2015 às 12h47m

Teixeira Soares é um dos únicos municípios da região a aderir ao projeto de habitação de interesse social chamado “Empreendimento de Caução”

Da redação, com reportagem de Marli Traple

{JIMG0}As chaves de 18 casas construídas no distrito de Guaraúna, em Teixeira Soares, foram entregues na sexta-feira (22), em solenidade de inauguração da qual participaram o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller, o vice Maurício Marchisnki, representantes da Caixa Econômica Federal, do Governo do Estado, Governo Federal, funcionalismo, secretarias municipais, vereadores e comunidade.

Teixeira Soares aderiu ao projeto de habitação de interesse social denominado “Empreendimento de Caução”, em que o Governo Federal investe 10%, o Governo Estadual mais 10% e os 80% restantes são subsidiados pela prefeitura municipal. Nesse projeto, famílias carentes não precisam pagar nada pela casa que recebem.

A inauguração conclui uma batalha por essas moradias que se estende desde 2006, iniciada pela então presidente da Câmara Municipal, a vereadora Marize Emiliano de Moraes. Na ocasião, o Governo Estadual estava disponibilizando 21 mil moradias para todo o Paraná e a vereadora encaminhou requerimento à Cohapar solicitando 20 casas para o distrito de Guaraúna. “Demorou nove anos esse trâmite, mas é um verdadeiro presente. Além de as casas serem de ótima qualidade, eles não vão ter que pagar mensalidade”, ressalta.

A vereadora explica que esse foi um projeto piloto no Paraná de parceria entre as três esferas de governo, a fim de oportunizar a construção dessas moradias de interesse social. “Pessoas que estavam morando em condições precárias vão ser beneficiadas com as novas casas”, comenta.
Para a vereadora, essas novas casas representam mais qualidade de vida para os moradores.

Ivanor explica que nesse projeto a contrapartida do município era a aquisição do terreno, do material de construção e da mão de obra, assim como a infraestrutura necessária – arruamento, cascalhamento, meio-fio, galerias, iluminação pública, entre outros. “Minha maior alegria é saber que eles terão uma casa com luz, água, bem feita e com muita qualidade, sem ter que pagar, já que são famílias extremamente carentes, as que mais precisam”, resumiu.

De acordo com o prefeito, até o fim de seu governo se totalizará a entrega de 200 novas moradias entre a área rural e urbana de Teixeira Soares a anunciou que dentro de 30 dias devem ser entregues outras 39 casas.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.