Missa com Libras promove inclusão e reúne comunidade surda em Irati

25 de junho de 2026 às 13h24m

Momento de fé, acolhida e convivência reuniu fiéis surdos e suas famílias em Irati. Após a celebração, os participantes participaram de atividades de confraternização promovidas pela Pastoral dos Surdos/Diego Gauron, com informações da Diocese de Ponta Grossa

Padre Wilson Czaia. Foto: Pascom/Paróquia Nossa Senhora da Luz

A Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, viveu no último sábado, 20 de junho, um momento especial de fé, acolhida e comunhão com a realização da Santa Missa com intérprete de Libras. A celebração foi presidida pelo padre Wilson Czaia, reconhecido como o segundo padre surdo do Brasil e Assessor Regional da Pastoral dos Surdos.

A presença do padre Wilson deu à celebração um significado ainda mais profundo. Em Libras, a fé encontrou caminhos para ser rezada, compreendida e partilhada também pelas mãos. A Palavra de Deus, as orações e os momentos litúrgicos puderam ser acompanhados pela comunidade surda, favorecendo a participação dos fiéis e tornando mais visível a importância da acessibilidade na vida da Igreja.

🎥 Toque aqui para acompanhar vídeos exclusivos e os principais acontecimentos da região no Instagram

Após a Santa Missa, a Pastoral dos Surdos promoveu um momento de convivência e confraternização. O encontro contou com almoço, bingo, brincadeiras e café, reunindo famílias, amigos e membros da comunidade em um clima de alegria e partilha.

Segundo a Diocese de Ponta Grossa, a ação integra o caminho de valorização da acessibilidade e da presença da Pastoral dos Surdos, ajudando as comunidades a reconhecerem que evangelizar é também criar condições para que ninguém fique à margem da vida eclesial.

Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.