Ministro garante que Usina do Xisto de São Mateus do Sul não será fechada

Garantia foi dada durante reunião, realizada na tarde desta terça-feira, 16, no Ministério das Minas…

17 de fevereiro de 2016 às 11h36m

Garantia foi dada durante reunião, realizada na tarde desta terça-feira, 16, no Ministério das Minas e Energia, em Brasília

Da redação


O prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur (PT) e o vereador Omar Picheth Neto (PDT) participaram de uma reunião com executivos da Petrobras, lideranças políticas paranaenses e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em Brasília, na tarde de terça-feira, 16. Durante o encontro, foi novamente discutida a possibilidade de fechamento da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) no município.

A reunião teve a participação da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, entre eles os deputados federais Sandro Alex (PPS) e João Arruda (PMDB) e o deputado estadual Hussein Bakri (PSC), que representou a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). 

Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Mateus do Sul, na reunião, o ministro garantiu que a unidade não vai fechar as portas. Ele disse também que a situação já chegou ao conhecimento da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). “Sem o consentimento e o conhecimento da presidência da República, nenhuma decisão mais drástica em relação à SIX será tomada”, relatou o prefeito Clovis Ledur após a reunião.

“A grande mobilização política que foi feita estancou no momento exato essa situação que envolvia a SIX. Vamos continuar vigilantes. Estamos montando um grupo de estudos, que pretendemos envolver a prefeitura, o governo do Estado, a Câmara e o sindicato dos petroleiros, para que nós possamos apresentar ao Ministério relatórios para que se tenha maior clareza sobre a SIX. A união política e o empenho favoreceram o município”, comentou Ledur.

Em entrevista à reportagem da Rádio Cultura Sul FM, Sandro Alex reafirmou as palavras do ministro Eduardo Braga, que afirmou não haver nenhuma discussão ou decisão do Governo Federal, Palácio do Planalto ou Petrobras sobre o fechamento da unidade.  “Se havia qualquer discussão interna ou na empresa em São Mateus do Sul, isso foi estancado”, afirmou. 

Hussein Bakri afirmou que o município obteve quatro licenças ambientais necessárias para a operação da unidade. A documentação será entregue as autoridades de São Mateus do Sul, em cerimônia que será realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, às 10 h. “As quatro licenças ambientais estavam paradas há anos e vão proporcionar um aumento de faturamento, segundo interlocutores da Petrobrás de R$ 60 milhões por ano”, revelou o deputado estadual.  
Este site usa cookies para proporcionar a você a melhor experiência possível. Esses cookies são utilizados para análise e aprimoramento contínuo. Clique em "Entendi e aceito" se concorda com nossos termos.